Pacientes esperam há cerca de uma semana por leito de UTI no hospital de Veranópolis

Neste momento há duas pessoas entubadas no HCSPL, aguardando vaga em Unidade de Terapia Intensiva

A sobrecarga no sistema de saúde gaúcho é uma realidade. As UTI’s do RS apresentam-se superlotadas, chegando a 109,1% de ocupação nesta quinta-feira, dia 18. Diante disso, a dificuldade de encaminhamento de pacientes de leitos clínicos para leitos de UTI é latente. Essa realidade é observada, por exemplo, no Hospital São Peregrino Lazziozi, de Veranópolis, que não possui Unidade de Terapia Intensiva e está precisando auxiliar os pacientes, dentro de suas limitações, enquanto eles aguardam diversos dias por sua transferência.

Neste momento, na casa de saúde, há dois pacientes que retratam a situação crítica do sistema de saúde. Uma pessoa aguarda desde o dia 09 de março por um leito de UTI, sob ventilação mecânica, ou seja, está há nove dias entubada esperando seu encaminhamento. Outro paciente aguarda desde o dia 13 por uma vaga.

Para garantir a vida desses pacientes, o HCSPL organizou, em seu pronto socorro, uma “UTI improvisada” que mantêm entubados os pacientes e os garante uma estrutura para sobrevivência. A estrutura da casa de saúde, porém, é limitada, visto que é um hospital de média complexidade e está fazendo o máximo para salvar vidas. Até a última atualização desta notícia, há três pessoas aguardando leito de UTI no local.

Na casa, cinco pacientes já perderam a vida aguardando transferência. Outros conseguiram ser levados a outros hospitais e estão em tratamento. A maior dificuldade é para deslocamento de leitos SUS, porém, mesmo os provenientes de convênios e particulares, não estão conseguindo vaga.

Studio TV esteve no hospital para conhecer a real situação

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.