Números da covid-19 em Caxias do Sul são os mais altos desde o início da pandemia

Cenário foi apresentado pela secretária de Saúde na reunião do Gabinete de Crise desta segunda

A segunda-feira iniciou com reunião do Gabinete de Crise na Prefeitura, para avaliar o cenário da saúde, as ações da próxima semana e outras demandas trazidas pelas secretarias. A maior preocupação do grupo ainda é a falta de consciência de parte da população, que ainda desrespeita normas de restrição e saúde para combate ao vírus.

A reunião foi coordenada pelo prefeito Adiló Didomenico. A secretária Municipal de Saúde, Daniele Meneguzzi, apresentou dados atualizados de casos de contaminação na cidade.

“Extraoficialmente sabemos que a nova cepa do vírus circula em Caxias. Ela tem um potencial de infecção até dez vezes maior, por isso tanta gente que não pegou está pegando, gente que já teve covid está se contaminando de novo. Além disso, anteriormente, casos graves chegavam a intubação entre sete e dez dias após a contaminação. Hoje estamos intubando pacientes já no quarto dia”, relata a secretária.

Daniele informa também que pessoas que já fizeram a segunda dose da vacina também estão se contaminando. Não são casos graves, o que comprova a importância da vacina, mas a contaminação acontece.

No final de novembro, período em que ouve um dos picos da pandemia, o maior número de pessoas cm a doença ao mesmo tempo na cidade foi de 1.897. Neste final de semana o número de ativos em Caxias chegou a 4.482. Em dezembro, mês que até então teve o maior número de óbitos na cidade, morreram de covid 115 pessoas. Neste mês de março, até o dia 13 foram 101 óbitos.

“É inacreditável que diante desse cenário as pessoas ainda não respeitem, não tenham empatia. Todos os dias, TODOS OS DIAS, na UPA ouvimos ‘eu não me cuidava’, ‘não achei que eu ia pegar’. Precisamos que as pessoas mudem seu comportamento”, alerta.

Mesmo com todos os cuidados e EPIs utilizados, somente na Secretaria de Saúde (SMS) há 39 servidores afastados, ou porque estão positivados ou porque um familiar está e o servidor precisa ficar isolado. Os contaminados não são casos graves porque as pessoas já foram vacinadas, mas precisa ser afastadas do trabalho, o que reduz ainda mais o número de profissionais disponíveis.

Novas ações para frear a disseminação do vírus

A Prefeitura tem tomado várias iniciativas para que a disseminação do vírus seja freada. Desde a semana passada estão sendo feitos os testes rápidos nas UBSs, com equipe capacitada para orientar e medicar os pacientes, se necessário.

Em breve, a UBS São Vicente passa a atender exclusivamente casos de síndrome gripal leve. Nesta semana serão divulgadas novas informações.

Outra ação que vai iniciar nos próximos dias, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) é a busca ativa. A SMS vai enviar à universidade os nomes das pessoas positivadas e uma equipe fará contato por telefone para saber se há algum familiar desta pessoa com sintomas. Se sim, este familiar será testado e, no caso de exame positivo, também receberá tratamento.

“Qual o tratamento, qual medicação, será uma decisão do médico. A orientação que estamos passando é de que, em todos os casos de pacientes positivados, eles não sejam mais mandados para casa só com uma prescrição de paracetamol, mesmo que os sintomas sejam leves. Porque quando eles voltam, os quadros de saúde já estão muito graves”, explica o prefeito Adiló.

É importante ressaltar que a testagem é para pessoas com sintomas. Pessoas que tiveram contato com alguém contaminado, mas não têm sintomas, devem ficar em isolamento.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.