“Não tem mais leitos de UTI”, reforça prefeito de Veranópolis sobre situação epidemiológica do RS

Neste momento, duas pacientes com covid-19 aguardam, no hospital de Veranópolis, por vaga de leito de UTI, porém, até agora, não foi possível o encaminhamento

A situação epidemiológica de Veranópolis e de todo o estado do RS é complexa e delicada. Com o aumento diário nos atendimentos, casos positivados para covid-19 e encaminhamentos para leitos de UTI, o estado apresenta-se próximo de um colapso. A maior preocupação, neste momento, é com as Unidades de Terapia Intensiva, que estão superlotadas.

Essa preocupação é reforçada pelo prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, que em tom de alerta para a população, aponta a dificuldade para encaminhamento de pacientes do município.

– O quadro é grave, de alerta, não tem mais UTI, seja você rico, você pobre […] a ordem é fique em casa, só saia para suas necessidades básicas – reforça o chefe do Executivo.

Em Veranópolis, o hospital já apresenta sobrecarga. Hoje, cerca de 14 pacientes estão internados na ala covid-19. A estrutura é organizada para atender 13, ou seja, já houve um remanejo interno para suprir a demanda. Além disso, duas senhoras, positivadas para a doença, encontram-se na casa de saúde, sob ventilação mecânica, aguardando leitos de UTI. Uma é veranense, outra de Vila Flores.

A dificuldade de encaminhamento é latente e a casa de saúde mantém os cuidados como pode. Uma estrutura vasta foi adquirida pela casa de saúde, o que possibilita um atendimento de qualidade antes do envio para a UTI, porém, caso não haja leitos para o deslocamento, o hospital possui suas limitações e não consegue dar a assistência completa.

– O cidadão tem que estar ciente que se ele ficar doente e precisar de UTI, não tem UTI, esse é o alerta que temos que fazer – aponta Waldemar.

Atualmente as cirurgias eletivas na casa de saúde estão suspensas. O HCSPL é um hospital de média complexidade.

Veja também | Unidade Sentinela de Veranópolis apresenta superlotação nesta segunda-feira

Assista a entrevista que tratou sobre o tema

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.