Município de Paraí vai implantar o programa Cidade Empreendedora

Em parceria com o Sebrae, o Município vai construir políticas de desenvolvimento local

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Desporto de Paraí, Silvio Zolet, participou na tarde desta terça-feira (16), de uma reunião online com a equipe do Sebrae, responsável pela implementação do programa Cidade Empreendedora. Participaram da conversa o gerente do Sebrae da Serra Gaúcha, César Maurício Samuel do Nascimento e a representante do Sebrae no município, Adriana de Almeida Martins Pereira.

Em parceria com o Sebrae, o Município vai promover a transformação local pela implementação de políticas de desenvolvimento nos eixos de Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais, Educação Empreendedora, Valorização das Empresas Locais e a construção de um Plano Municipal de Desenvolvimento. Cada um dos eixos prevê ações específicas para atingir diferentes públicos e objetivos. Entenda:

Liderança: o eixo da Liderança prevê soluções para o Prefeito, Secretários e demais entes da Administração Pública. O Objetivo é preparar o servidor para que este esteja motivado e possua as condições para além de atender bem, dar o suporte na construção de soluções para as demandas do cidadão em geral e dos empreendedores que investem em Paraí.

Desburocratização: este eixo prevê a criação de soluções para a simplificação dos processos de abertura e licenciamento de empresas no município. Entende-se que tornar o Poder Público mais ágil e adaptado às necessidades do ramo empresarial, representa crescimento local. O Município deve facilitar, gerar soluções.

Compras Governamentais: potencializar o processo de compras públicas para pequenos negócios locais faz com que o dinheiro investido circule dentro do município, gerando novos negócios e maior arrecadação. Desta forma, este eixo busca implementar soluções para a concessão de um tratamento diferenciado, simplificado e favorecido aos pequenos negócios nas licitações públicas, conforme a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Educação Empreendedora: tem o objetivo de transformar os jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo. Juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, ações serão realizadas para preparar os jovens para a vida adulta e para o mercado de trabalho.

Valorização das Empresas Locais: para garantir o suporte ao empreendedor que buscar Paraí ou aquele que já investe aqui e quer crescer, a Administração Municipal vai implantar a Sala do Empreendedor, um local que com o apoio do Sebrae, vai oferecer consultoria e as informações das quais o cidadão precisa para empreender.

Plano Municipal de Desenvolvimento: a Administração Municipal vai trabalhar na construção de Plano Municipal de Desenvolvimento, com o apoio de entidades locais, buscando definir uma política de desenvolvimento a ser implementada em Paraí nos próximos anos, para que o município tenha condições de atrair novas empresas e empreendedores.

O Projeto de Lei que institui o programa Cidade Empreendedora no Município já foi encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores e aguarda aprovação.

Segundo o Secretário, este projeto é essencial para desenhar o futuro de Paraí. “Desde que iniciamos na Administração, estivemos buscando soluções que trouxessem inovação para o setor público e também pudessem facilitar a vida do nosso cidadão. O Município precisa estar ao lado do seu cidadão, do comerciante, do empreendedor, do pequeno e do grande empresário, oferecendo soluções e facilidades. O nosso dever é garantir o desenvolvimento de Paraí e, também, que o nosso município seja visto como um bom lugar para investir e viver. Com este projeto pretendemos alinhar o futuro do município, quando tratamos de definir políticas de desenvolvimento local”, finaliza Silvio.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.