Imunização contra a covid-19 em Veranópolis: cerca de 9% da população recebeu a primeira dose

Projetando o futuro da imunização, os próximos "da fila" são idosos com 69 anos, somados aos últimos trabalhadores restantes do grupo de profissionais da saúde

A vacinação contra a covid-19 começou no dia 20 de janeiro em Veranópolis. Como sinônimo de esperança, a campanha que está sendo realizada é o começo de um longo caminho rumo a imunização maciça da comunidade veranense. Mesmo que tendo por meta ideal cerca de 70 a 80% da população vacinada com as duas doses, o número atual ainda está distante desse objetivo, por isso, ressalta-se a importância da sociedade seguir mantendo os cuidados necessários para evitar a propagação da covid-19.

Os dados

Ao total, a cidade recebeu 4370 vacinas. Dessas, 3123 já foram aplicadas, sendo 2359 pessoas imunizadas com a primeira dose e 764 com a cobertura vacinal completa, já tendo recebido as duas doses – dados atualizados na terça-feira, dia 23 de março. Esses dados se traduzem em porcentagens. Neste momento, 9% dos veranenses estão vacinados parcialmente e 3% totalmente. A “imunidade de rebanho” exige cerca de 70% a 80% da comunidade vacinada.

De onde vem as doses

O município, neste momento, recebe as vacinas do governo federal e como as demais cidades segue o Programa Nacional de Imunização (PNI). As doses chegam em remessas, de formas escalonadas e para públicos específicos.

Grupos: quem são os próximos na fila da vacinação

Até o momento, idosos institucionalizados, longevos com 70 anos ou mais e profissionais de saúde já foram contemplados. Em relação a estes últimos, faltam ainda cuidadores de idosos, que devem receber as vacinas a partir desta sexta-feira, dia 26. A Secretaria de Saúde está entrando em contato com esse grupo para efetivar a imunização. Com a aplicação das doses para esses profissionais, o grupo de trabalhadores da saúde é finalizado.

Além deles, os próximos na fila da vacina são os idosos com 69 anos. Eles serão imunizados, também, na próxima sexta-feira, dia 26. A definição de pessoas a serem vacinadas parte do PNI e os grupos são divulgados conforme novas doses são encaminhadas. A previsão é que até o final do ano, toda a população brasileira com mais de 18 anos esteja imunizada.

Entrevista tratou sobre o tema

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.