Hospitais referência em leitos de UTI para Veranópolis seguem com ocupação acima de 100%

A maior preocupação é com Caxias do Sul: hospital Pompeia (127%), Virvi Ramos (130.8%), Geral (100%) e Saúde (110% ) apresentam porcentagem alta de internação há dias. Duas dessas casas de saúde já estão com 200% de lotação em leitos privados.


As cidades e hospitais que são referência para Veranópolis no quesito UTI estão com ocupação dos leitos não clínicos com percentual acima de 100%. A principal referência, Caxias do Sul, ao total, encontra-se com 108.7% de lotação e o Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, com 102.2%.

A porcentagem de ocupação de leitos de UTI é uma grande preocupação, visto que, com a pandemia, a demanda que já era alta pelas internações, aumentou significativamente.

Olhando esses dados de perto observa-se com mais precisão a gravidade da situação atual. Na macrorregião da Serra Gaúcha, a ocupação é de 107.3%, sendo a segunda região com maior percentual de lotação, estando atrás apenas a dos Vales, que possui 115.4%. Dos 337 leitos ocupados, sendo que há 314 normalmente disponíveis, 247 possuem relação com a covid-19.

Passando para o município de Caxias do Sul, referência direta de Veranópolis, a ocupação está em 108.7%, isto é, dos 196 leitos disponíveis, 213  estão ocupados. Desses, 147 relacionam-se com a covid-19.

No Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, a situação também não é positiva. Dos 45 leitos disponíveis, 46 estão ocupados, situação que se converte em 102,2% de ocupação. Ao total, 34 pacientes, a maioria, relacionam-se ao coronavírus.

O que preocupa, também, é o aumento diário e contínuo das ocupações. Em uma semana, as porcentagens aumentaram de forma incisiva e persistente. Observe no quadro, abaixo, a comparação dos dados da última semana, dia 24, e desta quarta-feira, dia 03. O aumento foi de mais de 10%. A maior lotação observada, em geral, é de leitos de UTI particulares.

Levantamento Studio | Dados de 03/03 atualizados às 08h

A situação de Caxias do Sul, olhando sob a perspectiva dos veranenses, é a que mais preocupa. Quatro, de seus seis hospitais, estão superlotados, ou seja. Veja a situação em cada hospital da cidade.

  • Hospital do Circulo: 95.5% ocupação total; 90.5% de ocupação em leitos privados; 200% ocupação em leitos SUS;
  • Hospital Pompeia: 127% ocupação total; 133.3% de lotação em leitos SUS; 110% de ocupação em leitos privados;
  • Hospital Saúde: 110% ocupação total; 0% de ocupação em leitos SUS (não possui leitos desse tipo); 110% de ocupação em leitos privados;
  • Hospital Unimed Caxias do Sul: 98.1% ocupação total ; 98.1% ocupação em leitos privados; O% ocupação em leitos SUS (não possui leitos desse tipo);
  • Hospital Virvi Ramos: 130.8% ocupação total; 88.2% de ocupação em leitos SUS; 211.1% de ocupação em leitos privados;
  • Hospital Geral: 100% ocupação total; 100% de ocupação em leitos SUS; 0% de ocupação em leitos privados (não possui leitos desse tipo);

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.