Governo do RS orça aluguéis de contêineres refrigerados para armazenar corpos

Segundo o Jornal Correio do Povo, com o aumento das mortes em decorrência do novo coronavírus no Rio Grande do Sul, o Palácio Piratini já faz orçamentos para alugar contêineres refrigerados para armazenamento de corpos. Integrantes do governo avaliavam nesta quarta-feira o agravamento da pandemia e as medidas previstas no plano de contingência.

Com base em exemplos de outros estados brasileiros, como Amazonas, que enfrentaram dificuldades para enterrar as vítimas da Covid-19, o governo gaúcho já mapeia as empresas que oferecem contêineres refrigerados. A decisão sobre a necessidade de utilizar as estruturas é do Departamento Médico-Legal (DML), que é um órgão de execução do Instituto-Geral de Perícias (IGP).

A diretora do IGP, Heloisa Helena Kuser, esclarece que o IGP atua apenas na área criminal, com atendimento a vítimas de violência como homicídios e mortes sem identificação. Mesmo sem prestar serviços relacionados a vítimas da Covid-19, ela afirma que o governo está finalizando os orçamentos como parte do plano de contingência. “Temos as experiências de outros estados, que passaram por situações de catástrofe”, observa. Segundo Heloisa, a equipe técnica avalia a situação para tomar decisão na “hora certa”. “O Estado não vai poupar dinheiro”, garante.

Ela reforça que o objetivo, caso a contratação seja efetivada, é garantir a capacidade de atendimento se porventura o número de mortes subir nos próximos dias. “Quem define a necessidade é o DML, que está acompanhando a rotina e sinalizando o que está acontecendo”, assinala. Heloisa informa ainda que, em média, são registradas 10 mortes por dia em função de crimes. “Estamos assim há um ano e meio. É o mesmo número.”

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.