Comprados pelo Estado, mais 60 respiradores chegaram ao RS na noite deste sábado (13)

Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, receberá dois deles

Transportados e zelados por equipes da Secretaria da Saúde (SES) desde a empresa Leistung, em Jaraguá do Sul (SC), chegaram a Porto Alegre na noite deste sábado (13/3) mais 60 respiradores beira-leito para distribuir a hospitais gaúchos e ampliar a rede de leitos de UTI SUS para tratar pacientes Covid.

“Partimos de Porto Alegre rumo a Santa Catarina no início da tarde de sexta-feira (12). Na manhã de hoje (sábado, 13), bem cedo, a empresa abriu exclusivamente para retirarmos os equipamentos. Carregamos e pegamos a estrada para voltar, tudo para que os respiradores chegassem de forma rápida, pois sabemos da urgência e temos de fazer a nossa parte”, explica Rosângela Lucena, uma das responsáveis pela Divisão de Gestão do Patrimônio, Materiais e Insumos da SES.

51033505368 c6bd278bec k
Numa corrida contra o tempo, respiradores serão catalogados na manhã deste domingo (14) – Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O investimento do Estado na compra emergencial foi de R$ 3,6 milhões. Em função da urgência da SES, a empresa colocou o material em produção durante a tramitação do processo, agilizando a entrega.

Os equipamentos vieram do Estado vizinho em dois caminhões do Estado do RS e foram descarregados e armazenados na Divisão de Suprimentos da SES, na capital. Numa corrida contra o tempo, os respiradores serão catalogados e irão receber a etiqueta de patrimônio do Estado ainda na manhã de domingo (14/3). À tarde (deste domingo), alguns deles já serão entregues a representantes de hospitais.

¨Vamos entregar ainda neste domingo (14) 29 respiradores para sete hospitais que já têm estrutura pronta, inclusive com profissionais habilitados, e podem começar a operar imediatamente seus leitos de UTI. Nos próximos dias, iremos distribuir o restante”, afirma Lisiane Fagundes, diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da SES.

51034338982 f4902e3b28 k
Equipamentos foram armazenados na Divisão de Suprimentos da SES – Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

HOSPITAIS APTOS A RETIRAR OS RESPIRADORES NESTE DOMINGO (14/3):
– Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves: 2 respiradores
– Hospital de Caridade, de Cachoeira do Sul: 5
– Hospital Santa Terezinha, de Erechim: 6
– Hospital São Vicente de Paulo, de Osório: 3
– Hospital de Sapiranga: 5
– Hospital de Santiago: 5
– Hospital de Caridade, de São Jerônimo: 3

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.