Combate à febre amarela em Protásio Alves

Motivados pela incidência de bugios mortos na região, a equipe  de referência estadual no combate à febre amarela do CEVS (Centro Estadual de Vigilância em Saúde) e da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde e a vigilância sanitária de Protásio Alves coletaram mosquitos silvestres para monitoramento no interior do município.

A equipe também entrevistou moradores de áreas de mata, considerando a possível rota de entrada do vírus.

 – Alertamos a população que reside ou frequenta áreas de floresta que devem notificar a Secretaria de Saúde do seu município no caso de encontrar algum bugio morto –  ressalta o agente sanitarista e ambiental de Protásio Alves, Fabiano Prigol.

Os bugios são considerados sentinelas da febre amarela e não causam riscos à população. Esses primatas servem como indicadores da presença do vírus no ambiente silvestre. Eles adoecem depois que são picados pelo mosquito transmissor, o Haemagogus. Humanos não vacinados são contaminados somente ao serem picados por esses mosquitos infectados.

Fotos: divulgação

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.