Com volta da cogestão, estabelecimentos reabrem as portas em Veranópolis

Após três semanas, no dia de hoje, atendimento presencial e circulação de pessoas voltaram a ser observadas nas ruas de Veranópolis

O município de Veranópolis, a partir desta segunda-feira, dia 22 de março, segue os protocolos de bandeira vermelha. A mudança acontece após três semanas com medidas mais restritivas que buscaram conter o avanço da covid-19. Como consequência, no dia de hoje, portas abertas e circulação de pessoas voltaram a ser observadas nas ruas de Veranópolis.

Movimento na tarde desta segunda-feira, dia 22, na Avenida Júlio de Castilhos | Foto: Michelle Pértile/Studio

A situação é permitida, visto que, Decreto Estadual foi publicado no domingo, dia 21, estabelecendo novos regramentos e o retorno da cogestão. Este último aspecto garante autonomia aos prefeitos para adotar regramentos mais flexíveis.

Segundo o prefeito Waldemar de Carli, em contato com a reportagem da Studio, não haverá nenhuma restrição do município em detrimento da bandeira vermelha. Os regramentos já poderão ser seguidos a partir do dia de hoje por todo o comércio e serviços.

Movimento na tarde desta segunda-feira, dia 22, na Avenida Júlio de Castilhos | Foto: Michelle Pértile/Studio

Veja quais são os novos regramentos de bandeira vermelha

SERVIÇOSITUAÇÃO
Escolas (públicas, privadas e de todos os níveis)Fechadas por conta de decisão judicial.
Restaurantes, bares e lanchonetesDe segunda a sexta-feira: pode receber clientes presencialmente, com restrições, das 5h às 18h. • Das 18h às 20h, somente pague e leve e delivery. Das 20h às 5h, somente delivery• Sábado, domingo e feriado: ficam fechados para clientes presenciais.
//
Lotação máxima de 25%.Distanciamento de dois metros entre as mesas.Máximo de quatro pessoas por mesa.Proibido música ao vivo.
HotéisLotação máxima de 50% nos estabelecimentos que tenham o Selo Turismo Responsável.Lotação máxima de 30% nos estabelecimentos sem Selo Turismo Responsável.Áreas comuns fechadas em todos os estabelecimentos.
IndústriasLotação máxima de 75% lotação de trabalhadores. Distanciamento interpessoal nos postos de trabalho e nos refeitório.
Salões de BelezaMáximo de uma pessoa para 8m² de área.Obrigatoriedade de cartaz com número máximo de pessoas.Distanciamento de dois metros entre clientes.Horário preferencial para grupo de risco.
AcademiasExclusivo para atividade individual com fins de manutenção da saúde.Lotação de uma pessoa para cada 32m² de área útil de circulação.Obrigatoriedade de cartaz com número máximo de pessoas.Grupo de no máximo duas pessoas para cada profissional habilitado.
Comércios essenciais (ópticas e materiais de construção se enquadram neste quesito)Presença máxima de uma pessoa para 8m² de área.Exigência de cartaz com número máximo de pessoas.Horário preferencial para quem pertence a grupo de risco.
//
De segunda a sexta-feira: pode receber clientes, com restrições de distanciamento.• Sábado, domingo e feriado: pode funcionar, com restrições de distanciamento.*Os atuais decretos 55.764 e 55.789 especificam quais são os estabelecimentos e serviços essenciais.
Comércios não essenciaisPresença máxima de uma pessoa para 8m² de área.Exigência de cartaz com número máximo de pessoas.Horário preferencial para quem pertence a grupo de risco.
//
De segunda a sexta-feira: pode receber clientes presencialmente, com restrições, das 5h às 20h. • Das 20h às 5h, somente delivery.• Sábado, domingo e feriado: fechado, somente delivery.
Celebrações religiosasLotação máxima de 10%, limitada a 30 pessoas.Distanciamento entre grupos não coabitantes.
Bancos, lotéricasLotação máxima de 50% trabalhadores.Controle de acesso clientes (senha, agendamento ou sistema similar).Horário preferencial para pessoas pertencentes ao grupo de risco.
FeirasDeixa clara a inclusão e a autorização de comércio de produtos alimentícios em feiras livres de produtos alimentícios agrícolas.Distanciamento de três metros entre as barracas.
Levantamento Studio | Dados governo RS

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.