Caxias do Sul soma 75 pessoas esperando por leito de UTI SUS neste sábado

Na manhã deste sábado (20/03), Caxias do Sul alcança a triste marca de 75 pessoas aguardando um leito de UTI pelo SUS. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que o alto índice é reflexo do aumento exponencial do contágio, o que leva toda a rede hospitalar e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) a atuarem além do limite físico e de equipes de saúde.

Das 75 pessoas que esperam um leito de UTI SUS, 64 precisam de um leito covid. Destas 64, 46 são de Caxias do Sul (34 estão internadas nas UPAs e as demais em emergências de hospitais) e 18 estão em outros municípios, mas precisam de vaga em Caxias. Também há espera por leito clínico: são 11 pacientes, sendo 10 de Caxias e um de outro município.

Como os hospitais estão superlotados e as UPAs estão represando pacientes pela falta de leito hospitalar, a SMS apela, mais uma vez, para que a população respeite as medidas de prevenção, porque é necessário diminuir o contágio para que o sistema de saúde consiga dar conta dos casos. A ampliação de leitos esbarra na falta de estrutura física e dificuldade de contratação de profissionais. Por isso, é essencial usar máscara, manter o distanciamento social, evitar aglomerações e fazer higiene das mãos.

“Cada nova contaminação pelo coronavírus pode representar a necessidade de um leito de UTI que nós, infelizmente, não temos, e por isso reforçamos essas medidas. As pessoas precisam se conscientizar de que, ao se contaminarem, podem colocar em risco não só a sua vida, mas de um familiar”, reitera a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.