Câmara de Veranópolis vota hoje projeto que autoriza a compra de vacinas contra a covid-19 pelo município

Segundo projeções, a proposta deve ser aprovada com unanimidade pelos legisladores

Neste momento, Veranópolis, assim como os municípios da região, organiza-se para a compra de doses da vacina contra a covid-19. A movimentação está sendo realizada por meio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga). Para que os trâmites da obtenção sigam ocorrendo, porém, é necessário que a Câmara de Vereadores da cidade aprove a compra dos imunizantes. O projeto será votado na noite desta segunda-feira, dia 15 de março, pelo Poder Legislativo.

Segundo apuração da reportagem da Studio junto ao presidente da Câmara, Cristiano Valduga DalPai (PDT),a proposição deve ser aprovada.

– Se o governo federal não supre a demanda, o município fará sua parte – afirma DalPai.

O Legislativo de Veranópolis apresenta-se, de forma unânime, favorável a vacinação. Além dessa situação, todos os vereadores realizaram uma moção de apoio à imunização dos professores nas últimas semanas, relembre o caso. Assim, nesta segunda, o Projeto de Lei Executivo nº 35, de 08 de março de 2021 deve ser aprovado com unanimidade.

Entenda como funciona o processo de compra por parte de Veranópolis

A compra por meio do consórcio é adotada pelo município veranense porque torna a negociação viável, visto que, com a junção de mais do que uma cidade, o valor do produto e a possibilidade de encaminhamento é mais acessível.

Assim, a cidade enviou, na última semana, um termo de adesão ao CISGA, expressando a intenção do município de participar da compra. Além disso, um projeto solicitando a autorização da aquisição foi encaminhado para a Câmara de Vereadores e será avaliado hoje. A partir da aprovação dos vereadores, o próximo passo para a obtenção das doses são as tratativas do consórcio.

Ainda não há definição de quando essa situação será consolidada, quantas doses serão adquiridas, nem o tipo de imunizante que será comprado, visto que, toda a situação depende da disponibilidade das empresas fabricantes da vacina. Uma das movimentações já realizadas pela entidade aconteceu no dia 26 de fevereiro, em que um protocolo de intenções para compra do imunizante foi entregue para União Química Farmacêutica Nacional. O laboratório é responsável pela vacina Sputnik V, da Rússia. 

O consórcio é composto, além da Terra da Longevidade, por Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Santa Tereza e São Marcos.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.