Câmara de Nova Prata aprova projeto de lei que permite flexibilizações em comércios e serviços

O regramento é inédito no RS

A Câmara de Vereadores de Nova Prata aprovou na segunda-feira, dia 22 de março, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 09/2021 que permite flexibilizações no comércio e serviços da cidade. As regras vão além do que delimita o decreto estadual atual. A legislação é inédita no RS. A medida foi proposta pelos vereadores Gilmar Peruzzo, Marcelo Baratto, Agenor Minozzo, Idacir Pegoraro, Claudiomiro Koprowski e Claudio Dilda, porém, foi aprovada pelos onze legisladores.

Entre os regramentos está a abertura dos restaurantes das 05h às 22h, permitindo a atuação, também, no final de semana, além da liberação de atendimento do comércio (em geral, sem diferenciação entre essencial e não essencial) das 05h às 22h, sendo aos sábados das 05h às 18h.

– Não há diferenciação entre essencial ou não, todo trabalho é essencial. No momento em que tu tem que levar o pão pra tua mesa, que tu tem que comprar o teu remédio com o esforço do teu trabalho, tu vê quanto todo o trabalho é essencial – afirma Gilmar Peruzzo (MDB), presidente da Câmara, durante a sessão.

A vigência dessa lei é imposta até que o estado de calamidade pública esteja decretado.

O projeto, agora, será encaminhado ao Poder Executivo. O prefeito Alcione Grazziotin (MDB), possui 15 dias para analisar o texto e sancionar ou não a proposta. A lei, de forma geral, irá coexistir com o decreto municipal, visto que, dispõe sobre regras específicas, enquanto o decreto detalha as normativas para cada setor. Porém, caso o decreto estadual volte a fechar o comércio e serviços, com essa legislação aprovada, em tese, Nova Prata poderá permanecer com as atividades acontecendo.

Segundo o presidente do Legislativo, a medida busca instituir uma lei que permita a abertura de serviços e comércios de forma independente ao decreto estadual. Em sua argumentação ele defende que, em meios jurídicos, a lei se sobressai ao decreto e que por isso, está acima do que institui o Estado e município. Além disso, em sua proposição, valida-se da decisão do STF que delega aos municípios, também, o poder de legislar no interesse local da sua cidade.

A lei possui mais solidez que o decreto, por isso, é mais difícil de ser derrubada, segundo avaliação de Gilmar. A decisão pode ser levada a uma discussão judicial, caso haja denúncia de irregularidade diante de sua proposição.

Veja a sessão da Câmara que aprovou o projeto

* Nota do Editor | Esta é uma matéria produzida e redigida pela equipe editorial da Studio, que dedica tempo e recursos financeiros para levar informações de credibilidade ouvindo todos os lados da melhor forma possível. Existem meios de comunicação que têm se utilizado de nossas matérias como se essas fossem deles, isto é incorreto, desleal, além de falta de respeito a própria profissão. Não há nenhum problema no uso de matérias da Studio, bem como, a própria Studio se utiliza de matérias de outros meios de comunicação, mas sempre citando a fonte. Pedimos aos colegas que citem a fonte e preferencialmente remetam um link a nossa matéria. Não faz mal e não há nenhum prejuízo ao conteúdo gerado.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.