Biden envia carta a Bolsonaro e promete parceria para frear covid

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enviou uma carta ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e garantiu que a relação bilateral entre os dois países continua saudável e bem apesar da mudança de governo. O conteúdo foi divulgado nesta quinta-feira (18) pela Secretaria Especial de Comunicação Social do governo.

Durante o mandato de Donald Trump, Bolsonaro se aproximou dos EUA e viajou diversas vezes ao país para ter reuniões com o mandatário. Com a saída do empresário do poder, o presidente brasileiro questionou a legitimidade das eleições americanas e foi o último líder mundial a parabenizar Biden. A carta foi enviada ao Brasil no dia 26 de fevereiro.

Agora, em resposta ao comunicado do Brasil, o presidente Biden ressalta que os Estados Unidos e o país compartilham uma “trajetória de luta pela independência, defesa de liberdades democráticas e religiosas, repúdio à escravidão e acolhimento da composição diversa de suas sociedades”.
Biden também garante que não há limites para o que os dois países possam conquistar juntos e que seu governo está pronto para trabalhar e ajudar o Brasil, especialmente nas áreas de saúde, por conta do coronavírus, e do meio ambiente.

Biden destacou que ambos os países podem reunir esforços “no enfrentamento aos desafios da pandemia e do meio ambiente, em alusão ao caminho para a COP26 e para a Cúpula sobre o Clima, esta última a ser sediada pelos EUA em 22 de abril próximo”.

O americano também destacou que uma das responsabilidades dos dois governos é garantir que os países se tornem “mais seguros, saudáveis, prósperos e sustentáveis para as gerações futuras” e abriu as portas para uma maior colaboração e união entre os países em fóruns internacionais, nas questões ambientais e no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Com informações do Portal R7.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.