Bandeira preta e suspensão da cogestão seguem no RS: veja quais são os regramentos

Veranópolis, segundo apuração da Studio, deverá seguir o que determina o decreto, sem realizar maiores restrições.

O governador do RS confirmou na tarde desta sexta-feira, dia 05 de março, que o RS ficará, por duas semanas consecutivas em bandeira preta. Ou seja, o risco altíssimo seguirá valendo em todo o Estado até 21 de março. O sistema de cogestão, que permite flexibilização das atividades, também permanece suspenso durante este período.

Esta última situação é observada de forma negativa por alguns prefeitos, que gostariam de possuir autonomia. Ao encontro da troca de ideias sobre esse fato, uma reunião foi realizada na tarde desta sexta, às 14h, entre prefeitos e governador, contudo, não houveram flexibilizações.

Algumas especificações, ademais, foram delimitadas no pronunciamento. Veja, na imagem abaixo, resumo dos pontos que foram reforçados:

Alterações divulgadas nesta sexta-feira | Foto: reprodução/governo RS

Além disso, foi instituída a proibição de venda de itens não essenciais no comércio em geral, estando entre eles, os supermercados. Assim, a partir do próximo dia 08 de março, esses estabelecimentos precisarão ou retirar esses produtos do local ou tampá-los.

As determinações objetivam conter o avanço do vírus que se apresenta alarmante no estado. Neste momento, o estado passa pelo pior momento da pandemia, em eminente colapso no sistema de saúde e com ocupação de leitos de UTI acima de 100%. Entenda, abaixo, o que muda:

Bandeira preta: o que segue vigente

SERVIÇOSITUAÇÃO
Escolas (públicas, privadas e em todos os níveis)Fechadas por conta de decisão judicial;
Restaurantes e Lancherias e sorveteriasDe beira de estrada: 25% trabalhadores e 25% lotação;
Perímetro Urbano: apenas entregas, sem atendimento presencial;
HotéisPerímetro Urbano: 30% dos quartos;
De beira de estrada: 75% dos quartos;
Indústrias75% dos funcionários;
Salões de Beleza e estéticasFechados;
AcademiasFechadas;
Comércios essenciais (ópticas se enquadram neste quesito)Aberto, mas com apenas 25% dos trabalhadores; Proibida a venda de itens não essenciais a partir do dia 08 de março;
Comércios não essenciaisTele-entrega e teleatendimento, com presença de um trabalhador, com máscara, para cada 8m² de área de circulação. O atendimento na porta fica proibido.
Postos de CombustívelLotação (trabalhadores + clientes): 1 pessoa, com máscara, para 8m² de área útil de circulação, respeitando limite
do PPCI; Conveniências como as lancherias e restaurantes;
Cursos dos diversos tipos (música, dança, línguas estrangeiras)Fechados, apenas ensino remoto;
Construção Civil75% dos trabalhadores;
Trabalhos domésticos50% dos trabalhadores;
Celebrações religiosasLimite de até 10% do teto de ocupação ou máximo de 30 pessoas (decreto estadual); | Em Veranópolis está vetado esse tipo de atividade, por ordem do decreto municipal
Bancos, lotéricasApenas com 50% dos funcionários e atendimento restrito;
FeirasFechadas;
EventosFechados;
Competições esportivasCanceladas;
Transporte ColetivoApenas com 50% da capacidade máxima e ocupantes nas janelas;
CorreiosApenas 50% dos trabalhadores e atendimento presencial restrito;
Regramentos da BANDEIRA PRETA | Levantamento: reportagem da Studio

Veranópolis, segundo apuração da reportagem da Studio, deverá seguir o que determina o governo estadual. Apesar da restrição dos cultos e missas (veja no box acima), todas as regras do decreto do RS serão seguidos à risca.

Veja também | Governador anuncia que todo o RS ficará em bandeira preta por duas semanas, sem cogestão

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.