Veranópolis seguirá as medidas da bandeira preta caso a Serra Gaúcha siga classificada nessa delimitação

Um recurso será buscado pela AMESNE. Caso ele seja negado e a cogestão, que possibilita flexibilizações, seja proibida, como apontam os prognósticos, o município precisará seguir por esse caminho.

A Serra Gaúcha, junto a outras dez regiões, foi classificada ontem, dia 19 de fevereiro, na bandeira preta do modelo de distanciamento controlado. Essa situação implica nas medidas mais restritivas de todo o plano, como fechamento de diversos estabelecimentos e cancelamento de eventos.

Em Veranópolis, município que compõe a macrorregião referida, não haverá opção se não acatar as medidas. A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), estuda a possibilidade de recurso, buscando uma classificação mais branda. Porém, caso não seja aceito pelo governo estadual e a cogestão, que garante flexibilizações, seja proibida, como apontam os prognósticos, a cidade precisará estabelecer as restrições.

O prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, apresenta-se favorável a essa mudança, visto que, observou nos últimos dias, um aumento considerável de casos e um agravamento da situação epidemiológica da cidade.

– Eu acho que, pelo menos uma semana, nós temos que dar um stop nisso, porque o rescaldo do carnaval ainda não aconteceu, vai acontecer a partir da semana que vem, e o que a gente observa é um aumento expressivo no número de casos – afirma o prefeito.

O que muda no seu dia a dia

Medidas mais restritivas impactam diretamente na parte econômica da sociedade. Com a implementação da bandeira preta, a maioria dos serviços precisará ficar fechado. Além disso, está proibido o funcionamento de todas as atividades não essenciais entre às 22h e 5h.

Veja um resumo simples com os principais serviços:

SERVIÇOSITUAÇÃO
Escolas (públicas, privadas e em todos os níveis)Fechadas, apenas ensino remoto
RestaurantesApenas entregas, sem atendimento presencial
Salões de BelezaFechados
AcademiasFechadas
Comércios essenciaisAberto, mas com apenas 25% dos trabalhadores
Comércios não essenciaisFechado
Cursos dos diversos tipos (música, dança, línguas estrangeiras)Fechados, apenas ensino remoto
Celebrações religiosasApenas com 25% dos trabalhadores, portas fechadas
Bancos, lotéricasApenas com 50% dos funcionários e atendimento restrito
FeirasFechadas
EventosFechados
Competições esportivasCanceladas
Transporte ColetivoApenas com 50% da capacidade máxima e ocupantes nas janelas
CorreiosApenas 50% dos trabalhadores e atendimento presencial restrito
Levantamento: reportagem da Studio

Clique aqui e veja o detalhamento completo de cada um dos serviços citados.

Em entrevista, prefeito de Veranópolis esmiuçou mais detalhes sobre o tema

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.