Veranópolis apresentou aumento nos indicadores epidemiológicos na última semana

Em comparação entre a segunda e sexta-feira, os casos positivados e o número de testes realizados dobraram. Casos ativos no município tiveram um acréscimo de cerca de dez pessoas por dia.

Na última semana, correspondente aos dias 15 a 19 de fevereiro, um aumento nos indicadores epidemiológicos de Veranópolis foi constatado. Em observação aos boletins desses dias, observa-se que dobrou o número de casos positivados, testes e casos ativos.

Essa situação foi observada, também, pelo Poder Público Municipal. Em entrevista, o prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, apontou que o número de casos positivos em relação a testes aplicados circulava na faixa de 20%, situação que passou para 35% a 40%.

Os dados epidemiológicos são claros e demonstram um quadro que se repete em toda a macrorregião e estado, que também apresentou um aumento de casos e internações.

DataCasos PositivosTestes aplicadosCasos ativosÓbito no dia
15/0215433001 (14/02)
16/021553400
17/022168500
18/022185570
19/02361027601 (não confirmado pelo boletim)
Dados: Boletins Epidemiológicos de Veranópolis

Como resultado, houve a implementação de bandeira preta em 11 regiões do RS, entre elas a Serra, e bandeira vermelha nas demais. As medidas restritivas buscam, de forma objetiva, conter o avanço do vírus, que está aumentando o número de ocupações de leitos clínicos e de UTI no estado. Além disso, ainda conta-se com o receio do reflexo do feriado de carnaval.

– Eu acho que, pelo menos uma semana, nós temos que dar um stop, porque o rescaldo do carnaval ainda não aconteceu, vai acontecer a partir da semana que vem, e o que a gente observa é um aumento expressivo no número de casos – afirma o prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli.

É importante ressaltar que alguns dos casos positivados ao longo desta semana dizem respeito a semana passada, pois como estava sendo realizados apenas testes de PCR na cidade, alguns retornos de laboratório tardaram a chegar. Por conta, inclusive, dessa situação, a análise dos dados começou a ser realizada a partir do dia 15, quando testes rápidos voltaram a ser feitos e demonstrar a realidade real da semana.

Em entrevista, prefeito de Veranópolis falou sobre a situação

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.