Unidade Sentinela de Veranópolis volta a realizar testes rápidos

Fato acontece após o município ficar cerca de uma semana aplicando apenas testes RT-PCR. Esse fato foi necessário porque um lote de testes rápidos apresentaram suspeitas na última semana. Agora, com a chegada de nova testagem, eles começam a ser aplicados novamente.

Nesta semana, a Unidade Sentinela de Veranópolis, local especializado para atender casos suspeitos de covid-19, volta a realizar testes antígenos (rápidos), após recebimento de novo lote. Esse tipo de testagem não estava sendo realizada nos último dias na cidade por conta de suspeitas em relação aos testes do tipo referido que positivaram na semana passada.

Em decorrência desse fato todos os antígenos que apresentaram “problema” foram devolvidos e novos lotes chegaram nesta segunda-feira, dia 15 de fevereiro, quando já começaram a ser aplicados. Até o momento, segundo informações da Secretaria da Saúde, nenhuma intercorrência foi registrada com os novos testes.

Na última semana, apenas testes RT – PCR estavam sendo realizados. Esse fato fez com que o número de pessoas positivadas diariamente tenha sido consideravelmente abaixo do normal e uma possível “explosão” de casos possa acontecer nos próximos dias. Isso ocorre, porque, esse tipo de testagem precisa ser encaminhada a laboratório para análise, fato que retarda a vinda dos resultados em cerca de quatro dias após a aplicação.

Relembre o fato

Na última semana, a Unidade Sentinela de Veranópolis, local especializado para atender casos suspeitos de covid-19, esteve realizando apenas testes do tipo RT-PCR.

Entretanto, anteriormente, não eram esses os testes usados de forma majoritária na cidade. A mudança ocorreu pois, na última semana, suspeitas em relação aos testes antígenos (rápidos) que positivaram, foi detectada pela Secretaria de Saúde da cidade.

No dia 05 de fevereiro, foi divulgado, por meio de nota oficial – clique aqui e leia na íntegra – que os testes positivados não foram completamente fidedignos a realidade e, por isso, uma nova testagem precisaria ser feita. De imediato, o lote em questão parou de ser usado, bem como os demais que já haviam sido adquiridos pela Prefeitura.

– Nesse momento, é imprescindível que os pacientes que testaram positivo não deixem de respeitar a orientação e indicação médica de isolamento domiciliar. Tal conduta, se não observada, poderá colocar a comunidade em risco – alerta a nota.

Todos esses antígenos foram devolvidos e novos lotes chegaram nesta semana.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.