Sem luz, americanos morrem pelo frio em casa

Segundo a Metsul Meteorologia, a brutal onda de frio que assola as Planícies Centrais e parte do Sul dos Estados Unidos transformou-se numa grave crise energética e ameaça se converter em desastre humanitário e econômico.

A temperatura nesta terça-feira (16) atingiu marcas não vistas em mais de um século. Fez -34,4ºC em Hastings, Nebraska, igualando o recorde absoluto de mínima de 12/1/1912. Várias cidades do estado igualaram ou bateram recordes absolutos de frio de 1899, 1905 e 1912. Oklahoma City teve -25,6ºC, menor marca desde a abertura do aeroporto local Will Rogers em 1954 e a mais baixa na cidade desde 12/2/1899, quando fez -27,2ºC. Tulsa, Oklahoma, teve -25ºC, quarta menor marca. Dallas, Texas, teve -18,9ºC, segunda menor até hoje, só atrás dos -22,2ºC de 1899.

Sob frio tão extremo, as pessoas estão sem luz para obter aquecimento e até morrendo de frio em suas casas. Só no Texas são mais de quatro milhões às escuras e as autoridades alertam que o colapso energético pelo frio seguirá por dias.

O estado não tem sistema interligado de energia com o resto do país e a geração despencou com demanda recorde. Instrumentos e equipamentos congelaram em usinas de gás, carvão e nucleares. O suprimento de gás, a principal fonte das usinas, colapsou. Turbinas geradoras de usinas eólicas congelaram.

A empresa ERCOT tem capacidade de energia térmica de 70.000 MW, mas perdeu 25.000 a 30.000 com o frio extremo. O plano de emergência da ERCOT no pior cenário previa perda de 14000 MW, mas a perda foi o dobro. Na demanda, o cenário mais extremo dos planos da empresa era de 57.699 MW e esta chegou a 69.150 MW domingo à noite.

A empresa está sob fortes críticas de autoridades e da população pelo planejamento e gestão péssimos da crise. Enquanto milhares de residências estão sem luz desde o domingo sob frio de -15°C que impede aquecimento, edifícios de escritórios seguiam iluminados no Centro de Austin.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.