Nova Prata registra primeiro caso de paciente que faleceu por não conseguir leito de UTI

Paciente era oriundo de cidade vizinha

Na quinta-feira, dia 25 de fevereiro, uma paciente do município de São Jorge, que estava internada no Hospital São João Batista, de Nova Prata, faleceu por conta da covid-19. O motivo da morte foi a impossibilidade de transferência para um leito de UTI, por não ter vaga. A senhora, de 73 anos, faleceu na fila de espera, enquanto aguardava um leito SUS. Ela estava intubada há quatro dias.

Essa é a primeira vez que uma situação tão crítica é vista na microrregião. O fato demonstra o eminente colapso do sistema de saúde decorrente da grande propagação do vírus.

A redação do jornal Correio Livre, de Nova Prata, conversou com o médico Guilherme Savaris Schossler sobre a situação da pandemia no município e o fato é afirmado por ele.

– Está um horror o número de casos e pessoas contaminadas, muitas delas de alto risco. Nesta quinta-feira, 25, estamos com 17 pacientes internados, entre contaminados e suspeitos, e não temos mais leitos no Hospital São João Batista (HSJB). Esse aumento aconteceu de forma muito rápida.

Estamos vivenciando o pior momento desde o início da pandemia e o mais preocupante é que esta realidade se repete no estado e também no país. Se a situação continuar dessa maneira, precisaremos abrir uma nova ala para pessoas com covid-19, algo que nunca ocorreu. Dos internados, alguns estão com risco de evolução para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não há mais vagas nos hospitais da região – explica

Diante do caso agravado e de recomendações do governo estadual, as cirurgias eletivas estão canceladas na cidade. O fato começou a valer desde ontem, dia 25. Em média, 220 operações são realizadas por mês no hospital, sendo delas, cerca de 60, eletivas.

Outro fato que corrobora para esse cenário crítico, também, é que nos últimos dias o hospital da cidade precisou ampliar leitos destinados a casos de covid-19 para suportar a grande demanda. Saiba mais clicando aqui.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.