Dois bugios encontrados mortos em Ipê deixa órgãos de saúde do estado em alerta

Segundo a Rádio Solaris, a localização de dois bugios mortos no município de Ipê e outros municípios da serra, acendeu a luz vermelha junto aos órgãos de saúde do estado.

Os animais foram encontrados no último sábado (13), em uma propriedade na localidade da Porteirinha. Não foi possível colher amostras para análise se a causa da morte foi Febre Amarela ou não, devido ao avançado estado de decomposição.

A Secretaria da Saúde de Ipê alerta para que proprietários de terras no interior fiquem atentos à mortalidade de bugios. Todas as mortes devem ser notificadas e investigadas.

É muito importante que sejam coletadas as vísceras de todos os animais mortos e que ainda não se encontram em estado de putrefação, para assim, poder confirmar a circulação do vírus da febre.

Caso sejam avisados ou encontrem algum bugio morto, comuniquem, imediatamente, a Secretaria de Saúde que providenciará a coleta de material.

Nos municípios de Vacaria, Pinhal da Serra e Monte Alegre dos campos também foram encontrados bugios mortos. No município de Pinhal da Serra o animal encontrado testou positivo para a Febre Amarela, os demais aguardam resultado da análise.

Após esse encontro é possível que o Estado amplie a área de vacinação contra a Febre Amarela. A Secretaria Estadual da Saúde avalia o caso e uma decisão pode sair entre esta quarta-feira (17) e quinta-feira (18).

O vírus da doença é transmitido apenas por mosquitos, dessa forma, os macacos também são vítimas. Os bugios são incapazes de transmitir para as pessoas, dessa forma não há a necessidade de preocupação se animais vivos forem avistados nas propriedades.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.