Da amizade aos negócios: conheça a história das engenheiras que criaram a Frasa Engenharia

As engenheiras Sara e Franciele, amigas desde a graduação, são um exemplo de como a amizade pode ultrapassar barreiras e se tornar um empreendimento.

As amizades são muito importantes para o desenvolvimento do ser humano. Viver em sociedade é um fator inato as pessoas e se relacionar com os outros que estão a nossa volta é essencial. Todo mundo possui amigos, alguns que são mais próximos, outros nem tanto, mas de uma forma ou outra todos são especiais. Há, também, algumas amizades em que os laços são tão fortalecidos que acabam por potencializar a relação e se tornar, por exemplo, um negócio.

Esse é o caso de Franciele Priori Luzzatto e Sara Regina Sperotto, ambas engenheiras, que juntas, criaram a Frasa Engenharia. Antes, porém, de serem parceiras no empreendimento e no trabalho cotidiano, elas construíram uma forte amizade, baseada no respeito e companheirismo, fato que as possibilitam desempenhar um trabalho de excelência.

Como tudo começou

Franciele e Sara se conheceram durante a graduação de engenharia civil. No ano de 2017, em uma das disciplinas do curso, elas foram pela primeira vez colegas e ali, de pronto, começaram a construir uma grande amizade. Desse ano até 2019, quando ambas se formaram, se tornaram inseparáveis, fazendo as disciplinas em conjunto e se apoiando mutuamente.

Ambas se aproximaram, principalmente, porque possuem muitas características em comum: se dedicavam muito nas disciplinas e possuíam visões de mundo e objetivos de vida muito semelhantes. Com esse respeito mútuo e companheirismo, a reta final da graduação foi mais leve para elas, pois sabiam que tinham ao seu lado, alguém em que poderiam contar e confiar.

Sara e Franciele no ano de 2019, ainda na graduação| foto: arquivo pessoal

Da amizade aos negócios: o início da Frasa

Ambas se formaram no mesmo ano, 2019. Na formatura, as duas foram escolhidas como alunas destaque pelo Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul. Essa menção honrosa é indicada ao discente que melhor teve rendimento ao longo da graduação. Esse fato indica e prova a dedicação que as engenheiras tiveram ao longo da faculdade.

A graduação teve seu ponto final, mas a amizade não. Como ambas tinham objetivos semelhantes e confiavam mutuamente na capacidade uma da outra, a parceira teve como consequência o escritório de engenharia.

– Quando a gente se conheceu nós tínhamos metas bem parecidas, até o nosso jeito de estudar, a responsabilidade, nós éramos bem rígidas conosco na questão de estudo e eu acho que tudo que tu és na graduação vai ser como profissional depois. Por isso, por a gente ter essa confiança uma na outra desde a faculdade, criamos a Frasa – afirma Sara.

O projeto, resultado de muito planejamento, saiu do papel no dia 19 de agosto de 2020, data em que as profissionais efetivamente começaram a desenvolver suas atividades.

Frasa oferta diversos serviços, os quais, basicamente, dão as condições legais e de segurança necessárias para quem deseja construir ou reformar. Em relação aos resultados dos trabalhos desenvolvidos, ambas as engenheiras frisam que cada serviço é realizado com muito carinho, dedicação e responsabiliade.

– Nós buscamos não só entregar um serviço, mas procuramos entregar um serviço de excelência, superando as expectativas de quem nos procura – afirma Franciele.

Planejamento de um projeto | foto: arquivo pessoal

A amizade e o escritório

Muitas pessoas consideram difícil o processo de trabalhar com os amigos e muitos afirmam que esse tipo de parceria pode não dar certo. Sara e Franciele demonstram o contrário. Sua parceria é um ponto positivo para enfrentar as adversidades que surgem no dia a dia, e também, para desenvolver um trabalho completo.

Baseando seus negócios nos princípios de maturidade, diálogo e compreensão, elas conseguem deixar as “certezas absolutas” de lado e por meio da conversa, chegar a melhor solução para um projeto.

– O diálogo é o principal, e também, a compreensão, porque pode ser que cada uma tenha um ponto de vista diferente, mas a gente os coloca e juntas vamos decidindo o melhor para a situação – pontua Sara.

Assim, ao procurar os serviços da Frasa, as engenheiras colocam que buscam compartilhar com cada um o carinho especial que é depositado em todos os detalhes. Elas afirmam que muitas pessoas que procuraram nossos serviços, hoje são queridos amigos.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.