Chapecó decreta Estado de Calamidade Pública diante do recorde de mortes por Covid-19

Chapecó decretou Estado de Calamidade Pública para enfrentamento da pandemia da Covid-19. O Decreto Municipal N° 40.320 foi publicado na última quinta-feira (25). Segundo a Administração Municipal, a decisão foi tomada para facilitar as tomadas de decisão de enfrentamento ao colapso da saúde no município. As novas regras informadas neste sábado (27), pelo prefeito João Rodrigues, que entram em vigor no domingo (28), continuam a valer em Chapecó.

Segundo o Decreto, fica declarado estado de calamidade pública para todos os fins de direito no Município de Chapecó. Conforme a medida, aos órgãos e entidades da Administração Municipal é autorizada a adoção de medidas administrativas necessárias à imediata resposta por parte do Poder Executivo ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Foram 15 mortes em decorrência da Covid-19 acrescentadas ao boletim deste sábado.

Durante a live, o diretor do Hospital Regional do Oeste, Osmar Arcanjo, disse que “foram as piores 24h no período Covid-19”. Além disso, ele citou:

Hoje são 140 pacientes com covid-19 internados, destes 119 estão com cuidados de UTI – porém só existem 62 leitos UTI Covid-19 ativos;
57 pacientes com cuidados de UTI, porém em outros setores, em enfermaria;

Ontem da meia noite de quinta pra meia noite de sexta, foram 16 óbitos no HRO. 8 outras causas e 8 covid-19.

evereiro teve recorde histórico de mortes no hospital – 150 óbitos no Hospital Regional do Oeste;

Quatro óbitos Covid-19 ocorreram ontem dentro da UPA;

31 crianças nasceram nas últimas 24 horas. Inclusive trigêmeos, que estão na neonatal, mas sem covid-19 e estão bem;

Uma equipe contratada pelo HRO deve montar 28 leitos de UTI, até a próxima sexta-feira (5);

Outras UTIS: 12 de geral, 8 neonatal, 2 em pediátrica;
UPA atenderá exclusivamente Covid-19

João Rodrigues também anunciou que a UPA, localizada no bairro Presidente Médici, passa a atender exclusivamente casos relacionados ao coronavírus. Já o Pronto Atendimento da Efapi, passa a atender apenas outros casos, outras doenças.

Ainda em relação à UPA, o prefeito confirmou que 20 leitos de UTI Covid serão montados na UPA na próxima semana.

Com informações do Portal ClicRDC.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.