Veranópolis já adquiriu cerca de 12 mil seringas e agulhas: município se prepara para vacinação da covid-19

A vacina contra a covid-19 desde o início da pandemia apresentou-se como uma esperança para a diminuição das mazelas que o vírus trouxe para o mundo. Agora, perto de sua aplicação no Brasil a cidade de Veranópolis começa a dar os primeiros passos rumo a aplicação do imunizante.

Como prioridade para o trabalho da Secretaria de Saúde neste ano de 2021, o município começou a organizar um plano de imunização. Além disso, 12 mil seringas e agulhas já foram adquiridas, dessas, todas exclusivamente destinadas à covid-19, fato que não irá causar nenhuma falta para a aplicação de vacinas referentes a outras doenças.

Entretanto, há pouca informação oficializada referente a projeção de aplicabilidade do imunizante, isto porque, ainda faltam posições do governo federal e estadual, os quais são nortes para as decisões do município. Entre os dados que faltam ser confirmados estão: data de início, quantidade de doses e grupos que serão priorizados.

Assim, por enquanto, até as informações serem oficializadas, o município não possui condições de tomar nenhuma posição ou afirmar como estão seus planejamentos. O que se sabe até o momento é que a vacina deve ser aplicada de forma gradual, fato que fará com que o processo seja demorado, que a cidade está munida de insumos e que o contato com o governo estadual está sendo feito. Em relação a este último aspecto, a cidade responderá um questionário solicitado pelo Piratini, até o dia 13 de janeiro, para informar o estoque de insumos e capacidade de salas para vacina. Agulhas e seringas também estão sendo aguardadas pelos municípios por parte do governo estadual.

– nós não temos (definição) porque nós dependemos de informações do estado para que possamos dar andamento (no planejamento) – resume a secretária.

Até a vacina não chegar o apelo junto a comunidade é de cuidado. A máscara, a lavagem das mãos e o distanciamento, seguem sendo imprescindíveis para barrar o avanço do vírus.

Assista a entrevista completa com a Secretária da Saúde sobre o tema

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.