Ventilador pulmonar desenvolvido pela UCS é doado ao hospital da Brigada Militar

Um Ventilador Pulmonar Eletropneumático, denominado Frank 5010, desenvolvido por um grupo de professores e engenheiros da Universidade de Caxias do Sul, e engenheiros e empresários voluntários, sob orientação da Direção Técnica do Hospital Geral, foi doado na manhã desta segunda-feira (25/01) para o Hospital da Brigada Militar em Porto Alegre.
A entrega do respirador aconteceu na sala de reuniões da Fundação Universidade em Caxias do Sul, ao major Márcio Leandro Silva da Silva, que representou o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra – CRPO/Serra, e recebeu o aparelho, do presidente da Fundação, José Quadros dos Santos.

A aquisição do aparelho foi intermediada pelo Deputado Estadual Tenente Coronel Zucco, que manifestou a importância de um equipamento ao hospital militar, ainda na fase de elaboração do projeto, ocasião que, equipes médicas da BM acabaram colaborando com sugestões para funcionalidade do equipamento.

O chefe de gabinete do deputado, Alexandre Augusto Aragon e o assessor parlamentar Marcelo Viana, acompanharam a entrega.
Treze respiradores já foram doados a instituições, e outros 40 já estão pré-montados pela Universidade de Caxias do Sul.

Os equipamentos são frutos de um esforço conjunto de empresas, empresários da região e pessoas físicas, sob coordenação de professores da UCS com orientação técnica da Direção Clínica do Hospital Geral, que contribuíram para o desenvolvimento do aparelho, que custa cerca de R$ 20 mil. A Universidade foi a primeira instituição de ensino superior a obter a aprovação para fabricação do equipamento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Redação/Fotos: Jackson Cardoso -CRPO/Serra

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.