Vacinação contra a Covid-19 começa nesta segunda-feira no RS, afirma governador

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta segunda-feira que a vacinação no Brasil será “a maior do mundo” e autorizou o início da campanha nacional de inoculação a partir das 17h de hoje. “Depois de ouvir os governadores, chegamos à decisão de que estamos distribuindo hoje as vacinas aos Estados. A gente pode colocar a ideia que hoje no final do expediente os Estados começarem a vacinar no município principal. Acho que a gente pode começar hoje no final do expediente”, disse em reunião simbólica com governadores em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, onde ocorreu o início do envio das doses para as unidades federativas.

Mais cedo, governadores haviam entrado em um acordo para que a vacinação tivesse início na terça-feira às 14h, porém o ministro adiantou o prazo para que as doses fossem entregues ainda hoje e aplicadas ao fim da tarde. Inicialmente, a largada para a vacinação nacional estava planejada pelo ministério para quarta-feira, dia 20, às 10h. O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), não compareceu ao evento. O Estado foi representado no evento pelo vice Rodrigo Garcia.

Para o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, a inauguração promovida por Doria “é um gesto que coloca os governadores numa posição de segunda categoria”. “Não tínhamos sequer vacinas no nosso Estado”, completou. “O Brasil é referência de vacinação no mundo e continuará sendo. Só com seis milhões de doses e a velocidade em que vamos aplicar, será a maior do mundo”, disse Pazuello, que reforçou que a divisão do imunizante da CoronaVac neste primeiro momento vai respeitar as “proporcionalidades” de cada unidade federativa.

Além disso, ressaltou que é papel dos governos e prefeituras não apenas fazer com que todas as pessoas tomem a vacina, mas também fazer um acompanhamento. Para Pazuello, o início da vacinação demonstra o trabalho conjunto do governo federal e do ministério da Saúde e afirmou que, o que for combinado, será cumprido. “Neste momento, tudo isso demonstra trabalho conjunto. Demonstra que a nossa lealdade federativa está mantida, mas do que depender do governo e do ministério, nós vamor cumprir rigorosamente o que for combinado, em nome da nossa ética e palavra”, disse.

Com informações do Jornal Correio do Povo, foto Governo do RS.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.