Taxa de ocupação dos leitos de UTI da Serra Gaúcha diminuiu nos últimos dias

Os leitos de UTI são decisivos quando o assunto é a classificação do mapa definitivo ou preliminar por parte do governo estadual do RS. Por conta da pandemia, esse recurso, que já era escasso, se tornou ainda mais raro, e é um dos principais indicadores que contribuem no enquadramento de uma macrorregião em bandeira vermelha, laranja ou preta. Além disso, a disponibilidade de leitos é essencial para evitar um colapso no sistema de saúde e para que vidas sigam sendo salvas.

A Serra Gaúcha, há semanas, encontra-se na bandeira vermelha. Após beirar a preta, com sistemas de saúde como o de Caxias do Sul declarando colapso, hoje a região apresenta um cenário mais estável.

Os dados desta terça-feira, dia 12 de janeiro, apontam lotação de 66,6% na Serra Gaúcha – atualização das 10h. Essa porcentagem converte-se em 199 leitos ocupados dos 299 disponíveis. Ainda em âmbito macro, 61,8% de ocupação são nos leitos SUS e 72,9% nos leitos privados.

Em um contexto mais próximo da realidade de Veranópolis, o município de Caxias do Sul, principal referência para a Terra da Longevidade, está com 66,3% de ocupação, ou seja, dos 181 leitos disponíveis ao total, 120 estão ocupados. Em Bento Gonçalves, o Hospital Tacchini, que chegou a ocupação de 106% no dia 04 de janeiro, agora está com 77,8% – dos 45 disponíveis, 35 estão ocupados.

Apesar dos números serem mais positivos que os de semanas passadas, o alerta deve permanecer. Cuidados básicos, como a lavagem das mãos, uso de máscara e distanciamento, seguem imprescindíveis para barrar o avanço da doença e evitar que a situação volte a estar crítica na região.

Confira todos os dados atualizados em tempo real clicando aqui.

Veja os dados detalhados

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.