Sul do Brasil registra primeira geada de 2021

O Sul do Brasil teve neste sábado (2), recém no segundo dia do ano e no auge do verão, a primeira ocorrência de geada de 2021. Foi em São Joaquim, no Planalto Sul Catarinense, onde a temperatura caiu abaixo dos 5°C na madrugada de hoje.

A geada foi fotografada no Vale do Caminhos da Neve, que é uma região de baixada a 1.200 metros de altitude e a apenas três quilômetros do Centro de São Joaquim.

O resfriamento acentuado com frio fora de época se deve ao ingresso de uma massa de ar seco e frio impulsionada por um ciclone extratropical no Atlântico Sul. Com o ar muito seco em altitude e o tempo aberto, o resfriamento noturno é acentuado, especialmente em baixadas de áreas de maior altitude.

O frio se limita ao período noturno porque o mesmo tempo seco e aberto que proporciona o forte resfriamento à noite também favorece um forte aquecimento durante o dia com calor no período da tarde com registro de uma grande amplitude térmica diária.

Com informações da Metsul Meteorologia.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.