Segundo a Metsul Meteorologia, chuva de até 180 mm castiga fronteira gaúcha

Segundo a Metsul Meteorologia, uma chuva extrema atingiu as cidades de Livramento e Rivera, na fronteira com o Uruguai. As precipitações torrenciais causaram muitos alagamentos e inundações repentinas nas áreas mais baixas das duas cidades.

A chuva extrema, acompanhada de muitos raios, ocorreu com o avanço de áreas de instabilidade a partir da região de Uruguaiana no final da sexta-feira (15) e caiu com força durante a madrugada de hoje. A MetSul havia alertado para a possibilidade de chuva extrema isolada com volumes muito localizados até acima de 150 mm.

Medições particulares obtidas pela MetSul no lado brasileiro da fronteira apontaram até 160 mm de chuva. Em Rivera, no lado uruguaio, o Instituto Nacional de Meteorologia do Uruguai informou 180 mm ate 7h. São acumulados extraordinariamente altos para um um curto período com uma uma vez e meia a média histórica de chuva do mês em apenas poucas horas.

A MetSul adverte para um fim de semana de instabilidade no Sul do Brasil com chuva que será localmente intensa e volumosa acompanhada de temporais isolados com queda de granizo e/ou vendavais. Alguns dos temporais podem ser fortes a severos, podendo trazer transtornos e danos.

Na segunda metade deste sábado, com forte calor, novas áreas de instabilidade vão se formar e algumas serão intensas, alcançando a maioria das regiões gaúchas, mas, principalmente, áreas do Centro para o Norte gaúcho. Será o segundo momento do sábado com temporais e o de maior risco para a região de Porto Alegre e área metropolitana. Novamente, pela temperatura elevada, há chance de temporais isoladamente fortes a severos.

No domingo, o dia começa com chuva e fortes temporais isolados no Norte do Estado que vão avançara para Santa Catarina e Paraná. Nas demais regiões gaúchas, o domingo terá sol e nuvens com intervalos de chuva que será mais isolada. O ar quente e úmido deve formar nuvens carregadas, especialmente da tarde pra noite, que podem trazer chuva forte e temporais em alguns pontos.

Os mais recentes dados apontam a possibilidade de chuva muito volumosa do Rio Grande do Sul neste fim de semana. Haverá acumulados em pontos isolados perto e acima de 100 mm com marcas muito localizadas de até 150 mm, mas a chuva será muito mal distribuída e com enorme variabilidade de volumes.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.