Poder Executivo de Veranópolis: Eliézer Dalla Costa, secretário de Governo, projeta os próximos quatro anos da pasta

Pela primeira vez ele estará assumindo o cargo de secretário

O Poder Executivo é formado por muitas pessoas. Em meio a esses agentes públicos encontram-se os secretários, que são responsáveis por pastas específicas e assim auxiliam, dentro de suas áreas, no desenvolvimento da sociedade e promovem, junto ao prefeito, tomadas de decisões.

Em 2021, com o início de um novo mandato no Poder Público Municipal, um novo secretariado chega ao comando das cidades. Em Veranópolis, porém, por conta da reeleição do prefeito Waldemar de Carli, a maioria do Poder Executivo se manteve o mesmo.

Entretanto, em meio a mudança, encontra-se Eliézer Dalla Costa, secretário de Governo. Ele foi o terceiro participante do quadro “Papo de Secretário”, promovido pela Studio, que irá conversar com todos os secretários nomeados para o mandato de 2021 a 2024 em Veranópolis.

Eliézer e a pasta de Governo

Eliézer é formado em Publicidade e Propaganda. Em relação a sua carreira pública, ele trabalha há anos junto ao Poder Executivo. Entre as pastas que já atuou estão a Secretaria de Saúde e a de Indústria e Comércio. No último mandato trabalhou, também, na Diretoria de Planejamento, junto a Secretaria de Governo. Pela primeira vez ele estará assumindo o cargo de secretário.

Atribuições da Secretaria de Governo

A Secretaria de Governo é ímpar e possui diversas atribuições. De forma simples, recebe demanda de todas as demais secretarias e possui a incumbência de fazer com que o rito legal seja obedecido em todas as movimentações do Poder Executivo. Entre as principais atribuições estão a elaboração de leis e decretos, envio de projetos de leis para a Câmara, articulação com o Poder Legislativo, licitações, concursos públicos, cuidado com a vida funcional do servidor, patrimônio, procuradoria e demais fatores que são abrangidos pelo “guarda-chuva” da Secretaria.

Os próximos quatro anos

Várias são as metas para o mandato. No tocante a licitações, algumas já estão finalizadas ou em andamento, fato que aponta para um futuro próximo, obras em algumas via. São os projetos: pavimentação da comunidade de Santo Antônio, São Valentim, São Roque, construção do ginásio do bairro Sagrado Coração de Jesus, pavimentação na comunidade de Nossa Senhora da Auxiliadora e São José da Primeira. Obras urbanas também estão projetadas, entre elas nas ruas José Zanin, Roma e Luís Siviero.

Além disso, em relação a parte de planejamento, as prioridades da gestão atual e da Secretaria são o término do Loteamento Isaías Giaretta, Avenida Júlio de Castilhos, Complexo da Palugana e escrituração do Distrito Industrial.

Outra situação, a qual é atribuição da pasta, está sendo aguardada com muita expectativa: o concurso público. A Lei Complementar nº 173 de 27 de maio de 2020, porém, impossibilita que novas contratações sejam feitas em 2021, por conta de recursos que vieram no combate à covid-19 em 2020. Entretanto, o concurso pode ser feito e a contratação postergada para 2022, por isso, no final de 2021 ou início do ano seguinte, provas devem ser feitas, visto que, há demanda nas diversas áreas para novos profissionais.

Assista a entrevista com o secretário

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.