O que faz um farmacêutico: neste dia dedicado a esse profissional conheça mais sobre seu trabalho

Neste dia 20 de janeiro, comemora-se o dia do farmacêutico no Brasil

Neste dia 20 de janeiro, comemora-se o dia do farmacêutico no Brasil. A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria, no País.

Mas afinal, o que faz um farmacêutico? Ele é, basicamente, um profissional da área da saúde. Essa profissão foi evoluindo ao longo dos séculos, substituindo os antigos boticários, que vendiam e produziam medicamentos a partir de ativos naturais. Atualmente, o farmacêutico desenvolve remédios a partir, principalmente, de componentes sintéticos.

Assim, esse profissional é perito no uso de medicamentos e fármacos, bem como em suas consequências no organismo humano ou animal. Ele trabalha no desenvolvimento, produção, análise, manipulação e dispensação de remédios, fármacos e medicamentos.

Sua importância para a sociedade é ímpar, visto que, ele é o profissional de saúde mais próximo da população, tem o importante papel de orientar o cidadão sobre questões relacionadas à saúde, incluindo os sintomas, fatores de risco e prevenção de doenças, com um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.