IPTU terá reajuste de 4,5% em Veranópolis

Anualmente, proprietários ou inquilinos de imóveis precisam pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Esse tributo refere-se a qualquer imóvel, seja ele, casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade em uma região urbanizada. O proprietário do imóvel é o responsável pelo pagamento do IPTU. 

Cada município escolhe os critérios para a cobrança, fato que faz com que, muitas vezes, o percentual de reajuste varie conforme a cidade. Em Veranópolis o índice de reajuste é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o qual é usado para observar tendências de inflação. Neste ano, esse índice está em 4,52%, fato que converte-se no reajuste que o município terá no IPTU. Assim, os veranenses pagarão 4,52% “mais caro” o seu IPTU em 2021. O número é menor que o de 2020, visto que o reajuste nesse ano foi de cerca de 7,8%.

Anteriormente, para calcular o reajuste, era utilizado o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), que também é um “medidor” do comportamento da inflação. Essa alteração foi proposta para abaixar a taxa do aumento anual. Caso o município estivesse seguindo essa referência, o aumento poderia ser maior que 20%.

Em relação a parte prática do pagamento, as guias chegarão pelos correios entre os meses de março e abril. O prazo de vencimento para o pagamento à vista do imposto é o dia 15 de maio. Em relação a parcelamento, ele pode ser feito em até seis vezes, desde que as parcelas não sejam menores do que 40 reais. O vencimento da primeira parcela, nesses casos, é também para o dia 15 de maio.

Em relação ao desconto, ele já foi encaminhado para votação na Câmara Municipal e deve ter o resultado apontado no próxima semana. A proposta da Secretaria de Finanças é de que ele seja de 1,5%, acompanhando o rendimento da poupança.

O IPTU é um imposto importante para a máquina pública. Ele, junto aos demais tributos, possibilita que atividades do governo municipal possam ser realizadas e recursos possam ser encaminhados as diversas pastas do Poder Público.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.