Inflação fecha 2020 em 4,52%, maior taxa acumulada em quatro anos

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro foi de 1,35%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados na manhã desta terça-feira, 12 de janeiro. Com isso, a inflação fechou 2020 em 4,52%. O valor é 0,21 ponto percentual acima dos 4,31% registrados em 2019. Essa é a maior taxa acumulada no ano desde dezembro de 2016 (6,29%).

Segundo apurações de GZH, o índice está acima da meta central de inflação para o ano passado, de 4%, mas dentro do intervalo de tolerância, de 2,5% a 5,5%. O valor registrado no último mês do ano é 0,46 ponto percentual acima dos 0,89% de novembro.

No acumulado do ano, a alimentação puxou a elevação da inflação. O grupo de alimentos e bebidas apresentou a maior variação (14,09%) e o maior impacto (2,73 pontos percentuais) sobre o IPCA em 2020, encerrando o ano  com a maior variação acumulada desde dezembro de 2002 (19,47%).

O índice de 4,52%, referente ao IPCA é aquele que define, além da inflação, o reajuste do IPTU em diversos município. Entre eles está Veranópolis, que já anunciou à reportagem da Studio que esse será o aumento.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.