Focos do mosquito da dengue são localizados em Caxias do Sul

A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) identificou dois focos do mosquito Aedes aegypti no bairro Bela Vista, em Caxias do Sul. Os agentes de combate às endemias seguem as inspeções na região, em busca de outros possíveis criadouros do inseto, responsável por transmitir dengue, zika vírus e febre chikungunya.

O primeiro foco foi detectado a partir de um mosquito capturado por um morador e levado para análise na Vigilância Ambiental. A partir disso, equipes intensificaram o trabalho no bairro e localizaram o segundo foco, em um bebedouro montado para um beija-flor, o que reforça a necessidade de fazer a troca da água e a limpeza dos recipientes com frequência.

A diretora técnica da Vigilância Ambiental em Saúde, Sandra Flavia Tonet, alerta sobre a importância de a comunidade fazer a sua parte, evitando manter pontos com água parada, já que os insetos se reproduzem nesses ambientes.

“Também pedimos que os moradores recebam os agentes, que estão com uniforme da Vigilância Ambiental e identificados com crachá. Estamos em pandemia, mas as equipes estão tomando todos os cuidados e inspecionando apenas as áreas externas”, completa Sandra.

Além da ação pontual no Bela Vista, a Vigilância monitora 225 pontos estratégicos, onde há grande probabilidade de formação de focos do Aedes aegypti, como cemitérios, borracharias e ferros-velhos. Em todo o ano de 2020, a Vigilância Ambiental localizou 27 focos de Aedes e, em 2019, 34. O telefone para denunciar locais com suspeita de focos do mosquito é 156, do Alô Caxias.

Abaixo, confira algumas dicas para evitar a proliferação do mosquito da dengue:

– Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos;

– Recolher o lixo do pátio;

– Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca;

– Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva, ou encaminhá-los ao Ecoponto da Codeca;

– Tampar caixas d’água;

– Colocar telas milimétricas em caixas d’água descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos;

– Limpar as calhas;

– Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água;

– Eliminar os pratinhos das plantas.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.