ENEM: 502 veranenses realizarão a prova nesse final de semana

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a porta de entrada do ensino superior para muitos estudantes. A prova, aplicada tradicionalmente no final do ano, precisou ser adiada em 2020 por conta da pandemia de Covid-19. Assim, no próximo domingo, dia 17 de janeiro, e no seguinte, dia 24, milhares de estudantes irão se dirigir até suas salas de prova para realizar o exame.

Em Veranópolis, porém, esse número restringe-se a centenas. Segundo apuração da reportagem da Studio, junto a coordenadoria de aplicação da prova no município, 502 pessoas irão realizar o teste na cidade. Esses vestibulandos serão abrigados em três instituições de ensino: Colégio Regina Coeli, Colégio São Luiz Gonzaga e Universidade Unopar. A abertura de um novo local, o último citado, deve-se ao fato de que neste ano o número de alunos por sala será reduzido em 50%, por conta do distanciamento, fato que demandará mais espaço.

Segundo a coordenadora de aplicação da prova no município, Andrea Carnevalli, tudo já está organizado e a prova será aplicada em Veranópolis. As regras de segurança serão seguidas e ela reforça a importância dos vestibulandos estarem atentos a elas.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), entre as medidas obrigatórias estão a disponibilização de álcool em gel aos participantes e a obrigatoriedade do uso de proteção facial durante a prova. O participante poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia. As máscaras serão verificadas pelos fiscais para evitar possíveis infrações, respeitando a distância recomendada. Profissionais que irão trabalhar nos dias de prova, entre aplicadores, fiscais e demais colaboradores, também estão sendo capacitados por meio de cursos a distância, para se adequarem às medidas de segurança sanitária. 

Será proibida a entrada na sala sem máscara e os portões abrirão às 11h15min, tendo seu fechamento às 13h. A aplicação começa às 13h30min. Assim, além do documento com foto, caneta, água e lanche, a máscara será imprescindível.

A aplicação é segura?

O fato divide opiniões. No último dia 08 de janeiro, a Defensoria Pública da União, junto a movimentos estudantis, entrou com pedido para adiar a prova. A demanda, porém, foi negada no dia 12 de janeiro, pela juíza Marisa Claudia Gonçalves Cucio, da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo. Segundo decisão, em casos de cidades com elevados riscos de contaminação, é responsabilidade das autoridades locais impedirem a realização das provas.

Assim, até às vésperas da aplicação, ainda há embate sobre a segurança. Em conversa com a nossa reportagem, o Coordenador da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que abrange 25 municípios da Serra Gaúcha, incluindo Veranópolis, afirma que há segurança na aplicação. Apontando que as escolas estaduais, as quais são supervisionadas pela CRE, apenas sedem o espaço físico para realização, afirma que acredita que a sala de aula seja um local seguro e, também, que as medidas do INEP apresentam a polidez necessária.

Já a Defensoria Pública da União, no novo pedido de adiamento, apontava que “não há maneira segura para a realização de um exame com quase seis milhões de estudantes neste momento”. Independente do posicionamento, o ENEM acontecerá nos próximos dias e levará pessoas às ruas. Em Veranópolis, particularmente, a circulação não apresenta-se como uma preocupação para os organizadores. Com cerca de 200 pessoas por instituição, a projeção é que aglomerações não sejam registradas.

A versão digital será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.