Dia Mundial da Religião: conheça quais cultos são predominantes no Brasil

50% da população brasileira é Católica, religião que é seguida por 31% dos Evangélicos

O Dia Mundial da Religião é comemorado anualmente em 21 de janeiro. Essa data tem o objetivo de promover o respeito, a tolerância e o diálogo entre todas as diversas religiões existentes no mundo, que pregam como princípio a bondade. Para promover o respeito, é importante conhecer alguns desses cultos e o que eles pregam.

Em relação a estatísticas, cerca de 50% da população brasileira é Católica, religião seguida por 31% dos Evangélicos. Espíritas são 3%, Umbanda, candomblé ou outras religiões afro-brasileiras 2% e Judaica 0,3%. Ao total 10% dos brasileiros afirmam que não possuem religião, 1% que é ateu e 2% identifica-se com outro tipo de culto. Os dados são de uma pesquisa do Datafolha do final de 2019.

De forma simples as religiões predominantes entre os brasileiros pregam o bem.

Em relação a Umbanda é uma religião monoteísta e afro-brasileira, surgida em 1908, fundada por Zélio Fernandino de Moraes. Baseia-se em três 3 conceitos fundamentais: Luz, Caridade e Amor. A palavra “umbanda” pertence ao vocabulário quimbundo, de Angola, e quer dizer “arte de curar”. O Candomblé é, também, uma religião afro-brasileira derivada de cultos tradicionais africanos, na qual há crença em um Ser Supremo (Olorum, Mawu, ou Nzambi, dependendo da nação) e culto dirigido a forças da natureza personificadas na forma de ancestrais divinizados: orixás, voduns ou inquices, dependendo da nação.

Já as principais crenças do Catolicismo estão embasadas na crença em um único Deus verdadeiro que integra a Santíssima Trindade, que vincula a figura divina ao seu filho Jesus e ao Espírito Santo. Além disso, o catolicismo defende a existência da vida após a morte e a existência dos céus, do inferno e do purgatório como diferentes estágios da existência póstuma. A ida para cada um desses destinos está ligada aos atos do fiel em vida e também determina o desígnio do cristão na chegada do dia do Juízo Final.

O Evangelicalismo enfatiza a piedade do indivíduo, pontuando que cumpra certos compromissos ativos, incluindo: a conversão pessoal; um grande respeito pela autoridade bíblica; ênfase em ensinamentos que proclamam a morte redentora e a ressurreição do Filho de Deus, Jesus Cristo; expressar e compartilhar ativamente o evangelho.

O Judaismo acredita que YHWH (Javé ou Jeová, em português) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus. Para o judaísmo, o pecado mais mortal de todos é o da idolatria, ou seja, a prática de adoração a ídolos e imagens.

De formas distintas, cada religião segue seus princípios. Além dos tópicos citados, há muita história e conhecimento, por isso, é importante o estudo e respeito a todas as formas de culto.


Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.