Deputado apresenta projeto para mudar trecho considerado racista do hino do Rio Grande do Sul

O deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) protocolará um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para alterar o trecho considerado racista pelo movimento social negro do estado. Segundo o parlamentar, o projeto já está pronto e deve ser protocolado no início de fevereiro. Na nova versão, a única alteração é no verso “povo que não tem virtude acaba por ser escravo”, que passaria a ser “povo que não tem virtude acaba por escravizar”.

O projeto de Mainardi é inspirado no protesto que a bancada negra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre realizou no dia da posse na nova legislatura, recusando-se a levantar para a execução do hino riograndense. A proposta é a mesma feita pela vereadora Laura Sito (PT) que, em 2017, ao assumir como suplente, fez um pedido de indicação para que a Câmara Municipal enviasse um documento para a Assembleia Legislativa sugerindo a mudança. Na época, o pedido foi negado por um parecer feito pela vereadora Comandante Nádia (ex-MDB, atual DEM).

Com informações do Portal Sul21

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.