Cotiporã adquiriu cerca de duas mil seringas e agulhas: município se prepara para vacinação da covid-19

Esta semana foi marcada por uma notícia positiva. No Brasil, as doses da vacina contra a covid-19 devem chegar aos 27 estados da federação no próximo dia 20 de janeiro. No Rio Grande do Sul, diante dessa projeção, a vacinação já deve começar no dia 23 de janeiro. A previsão mais concreta aponta o início da imunização entre os dias 20 de janeiro e 10 de fevereiro. Assim, os municípios já começam a se preparar para receber essas vacinas e aplicar na população.

Cotiporã, uma das 497 cidades do RS, que possui cerca de 3.868 habitantes, já está se organizando para esse recebimento. Segundo informações do prefeito do município, Ivelton Mateus Zardo, cerca de duas mil seringas e agulhas estão em estoque no município. Além disso, a cidade espera insumos vindos do governo estadual, para realizar a imunização.

– o município de Cotiporã está preparado para iniciar esse processo – afirma o prefeito.

Em relação a estratégia de aplicação, elas já começaram a ser planejadas na cidade e deverão seguir as normativas do governo estadual. Este último, por sua vez, projeta que os primeiros grupos a serem vacinados serão os trabalhadores que estão na linha de frente em UTIs, leitos clínicos e centros de triagem e aqueles que transportam pacientes com covid. Esse grupo apresenta-se restrito, visto que, em um primeiro momento o número de doses será baixo. Se houver mais unidades, serão priorizados os idosos de instituições de longa permanência.

Em relação a divulgação de quando será a vez de cada cidadão se vacinar, seja em Cotiporã ou em qualquer outro lugar do Brasil, o aplicativo ConecteSUS, os postos de saúde das cidades e o governo estarão encarregados a informar.

Assista a entrevista que tratou sobre o assunto

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.