Confira quais serão os reajustes do IPTU nos municípios da microrregião de Veranópolis

Anualmente, proprietários ou inquilinos de imóveis precisam pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Esse tributo refere-se a qualquer imóvel, seja ele, casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade em uma região urbanizada. O proprietário do imóvel é o responsável pelo pagamento do IPTU. 

Cada município, porém, escolhe os critérios para a cobrança, fato que faz com que, muitas vezes, o percentual de reajuste varie conforme a cidade. Em outras palavras, cada município, em lei, possui um indicador fixo, responsável por reajustar o valor do IPTU todo ano. Na microrregião de Veranópolis, cada município segue um índice diferente, fato que faz com que a variação de reajustes ocorra.

Reajuste e descontos em Cotiporã

Cotiporã segue o INPC acumulado de novembro, ou seja, terá reajuste de 5,20%. Em relação a desconto, ele será de 10%, valor já aprovado pela Câmara de Vereadores. A cota única deverá ser paga até o dia 20 de março e, para quem decidir parcelar, o prazo para pagamento da primeira parcela é o dia 20 de abril. O número total de vezes para pagar é cinco. Os boletos poderão ser retirados pela população no mês de fevereiro, na Prefeitura. Data precisa será divulgada nos próximos dias.

Reajuste e descontos em Fagundes Varela

Por lei, o município segue os valores do IGP-M, que fechou em 23,13% no ano de 2020. Como esse índice acarretaria em um aumento significativo no valor do IPTU, o Poder Executivo enviou para aprovação na Câmara uma emenda, a qual foi aprovada, que permite o reajuste pelo IPCA-15. Assim, o aumento que deveria ser de 23,13% será de 4,23%, o menor valor da microrregião. A cota única deve ser paga até o dia 10 de maio. Já para aqueles que parcelarem, possuem quatro datas limites diferentes: 20 de maio (primeira parcela), 21 de junho, 20 de julho e 20 de agosto.

O desconto proposto para a parcela única é de 5%, entretanto, ele precisará ser aprovado pela Câmara. O envio do projeto para o Poder Legislativo foi feito nesta semana. Após aprovação ou alteração os descontos definitivos serão divulgados.

Reajuste e descontos em Vila Flores

Vila Flores segue o IGP-M acumulado em dezembro de 2020, ou seja, terá reajuste de 23,14%. Em relação a desconto o Poder Executivo apresentou um projeto de Lei que irá à apreciação na Câmara. O objetivo é que seja aprovado um desconto de 15%, valor elevado, por conta do aumento expressivo do reajuste. A parcela única deve ser paga até o dia 15 de abril. Para aqueles que quiserem realizar parcelamento, são cinco vezes permitidas. Após aprovação ou alteração os descontos definitivos serão divulgados.

Reajuste e descontos em Veranópolis

Em Veranópolis o índice de reajuste é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o qual é usado para observar tendências de inflação. Neste ano, esse índice está em 4,52%, fato que converte-se no reajuste que o município terá no IPTU. Assim, os veranenses pagarão 4,52% “mais caro” o seu IPTU em 2021. O número é menor que o de 2020, visto que o reajuste nesse ano foi de cerca de 7,8%.

Em relação a parte prática do pagamento, as guias chegarão pelos correios entre os meses de março e abril. O prazo de vencimento para o pagamento à vista do imposto é o dia 15 de maio. Em relação a parcelamento, ele pode ser feito em até seis vezes, desde que as parcelas não sejam menores do que 40 reais. O vencimento da primeira parcela, nesses casos, é também para o dia 15 de maio.

Em relação ao desconto, ele já foi encaminhado para votação na Câmara Municipal e deve ter o resultado apontado no próxima semana. A proposta da Secretaria de Finanças é de que ele seja de 1,5%, acompanhando o rendimento da poupança, entretanto trâmites do Poder Legislativo apontam que o desconto seja de 3%.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.