Como está a situação da vacinação contra a covid-19 em Veranópolis e microrregião

Após 10 meses de pandemia, a imunização contra a covid-19, chegou. No Brasil, a primeira pessoa foi imunizada no domingo, dia 17, em São Paulo. Em âmbito estadual, os cinco primeiros indivíduos foram vacinados na segunda-feira, dia 18. Com a chegada das doses nas coordenadorias regionais de saúde, a vacinação começa, assim, a estar próxima da realidade de Veranópolis e microrregião.

Nesta terça-feira, dia 19, os imunizantes saíram de Porto Alegre e chegaram na 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Caxias do Sul, de onde serão distribuídos aos 49 municípios da Serra Gaúcha. Na microrregião da Terra da Longevidade, 370 doses chegarão neste dia: 10 em Fagundes Varela; 10 em Vila Flores; 20 em Cotiporã e 330 em Veranópolis.

Quando começam as vacinações? Qual a preparação de cada uma dessas cidades? A reportagem da Studio preparou um resumo para facilitar o entendimento.

CIDADENº DE DOSESPREVISÃO DE INÍCIO
DA IMUNIZAÇÃO
Veranópolis33021/01
Vila Flores 1020/01
Fagundes Varela10Não há
Cotiporã2019/01

Vacinação em Veranópolis

Veranópolis terá em mãos, nesta terça-feira, dia 19 de janeiro, 330 doses da vacina contra a covid-19. Elas chegarão por volta das 14h vindas de Caxias do Sul. Após recepcionadas serão armazenadas. Amanhã, dia 20, haverá um curso de capacitação aos profissionais de saúde, para que eles aprendam a forma correta de aplicação. A imunização, assim, está prevista para o dia 21 de janeiro, quinta-feira, na parte da manhã.

Serão cerca de 60 idosos e 200 profissionais de saúde que trabalham com a covid-19 diretamente, que receberão as vacinas. Os dados precisos serão divulgados no decorrer da semana.

Vacinação em Cotiporã

Sendo a pioneira na aplicação de doses, Cotiporã prevê começar a vacinar ainda nesta terça-feira, dia 19 de janeiro. As doses chegarão nessa mesma data, por volta das 16h30min, vindas de Caxias do Sul. São 20 doses que a cidade receberá e o grupo prioritário será os profissionais de saúde que trabalham com casos de covid-19.

Vacinação em Vila Flores

Dez doses chegarão em Vila Flores na tarde desta terça-feira, dia 19, vindas de Caxias do Sul. Uma equipe da Secretaria de Saúde é quem foi realizar a busca. A previsão é que amanhã, dia 20, a imunização comece a acontecer. Serão priorizados os profissionais de saúde que trabalham junto a casos de covid-19. Segundo a Secretaria, a estrutura e profissionais estão prontos para iniciar a aplicação.

Vacinação em Fagundes Varela

Com o mesmo número de imunizantes que Vila Flores, serão 10 as primeiras pessoas a serem vacinadas em Fagundes Varela. A busca dos imunizantes em Caxias do Sul está sendo feita em conjunto com a equipe de saúde de Veranópolis. Priorizando os profissionais de saúde, a vacinação, porém, ainda não possui data para começar. Segundo informações da Secretaria, a confirmação apenas ocorrerá após uma reunião junto a 5ª CRS.

Cabe ressaltar

O número de doses que chegarem, correspondem ao número de pessoas imunizadas, visto que, há uma aplicação de segunda dose, entre 14 e 21 dias, mas essas doses necessárias serão enviadas, quando necessário, pelo governo estadual.

Além disso, não há definição de quando novas doses chegarão, ou seja, o processo de imunização irá demorar todo o ano de 2021 e será feita de forma gradativa. A vacinação não é obrigatória, mas é recomendada.

Novas atualizações serão feitas a qualquer momento.

A Studio TV esteve presente na saída do veículo que buscará as doses para Veranópolis e Fagundes Varela em Caxias do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.