Arte e criatividade: o processo de trabalho dos compositores

Arte e criatividade são grandes aliadas dos compositores. Eles, que unem a subjetividade ao pragmatismo, ao retirarem do mundo das ideias as canções e as colocarem à disposição de todos, devem ser valorizados pelo esforço que esmeram no ofício. São suas melodias que embalam vidas, histórias e momentos. Mas não é fácil trabalhar com a criatividade, requer tempo, paciência e inspiração. Compor não é um ato espontâneo, precisa de técnica e de amor, para que a arte seja alcançada.

A data de 15 de janeiro, é o dia do compositor. Joni Maziero e Kid Sangali, são compositores veranenses, que fazem da música a sua paixão. Kid é Professor e vocalista da Banda Barbarella; Joni é musicoterapeuta e professor de música. Ambos com vasta história na área, empregaram diversos projetos individualmente e, também, em conjunto, afirmam que compor é uma atividade complexa.

Pontuando que cada compositor encara a profissão de uma forma diferente, atestam que são muitos os sentimentos que envolvem a atividade. Saindo da letra, entrando em melodia, várias tentativas e erros, até que os acertos sejam alcançados: assim é o processo, de forma simples, de compor. O ato que envolve a criatividade para que a arte seja efetivamente finalizada é árduo, mas o resultado, majoritariamente, é gratificante.

Além disso, há épocas propícias para a composição. Alguns artistas costumam produzir em um determinado momento, em outros não. Assim, cada profissional possui um perfil singular de produção.

Independente da forma, o compositor cria arte. Essa arte, que vem em forma de canções, desperta emoções nas pessoas e marca histórias de vida, épocas e vivências. Por isso, o compositor, maestro da criação, é essencial para a vida em sociedade.

Assista o bate-papo sobre a temática

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.