Veranense que completa 100 anos de vida é exemplo de alegria e amor pelo trabalho

Alegria e trabalho. Para Lidia Simioni, de 100 anos, essas palavras são o “segredo” para viver mais e melhor. A senhora que completou um século de vida no último dia 05 de dezembro, é Irmã de São José desde os seus 18 anos e dedicou toda a sua história à religiosidade e à educação, como freira e professora. Com uma felicidade que contagia, a mulher natural de Veranópolis é a prova viva de que cultivar o amor e carinho, desde as ações mais simples, tem por consequência frutos positivos.

O século

Nascida em Veranópolis no dia 05 de dezembro de 1920, a jovem Lidia morava no bairro Femaçã. Na companhia dos pais e nove irmãos – dos quais ela é a mais velha – afirma ter sido muito feliz na Terra da Longevidade.

Aos 18 anos, porém, mudou-se para Garibaldi, local onde fez a sua formação e entrou para a Congregação das Irmãs de São José. Esta última, por sua vez, faz parte da Igreja Católica há 370 anos e constitui-se, basicamente, como uma organização dedicada às mais diferentes atividades pastorais e religiosas.

Em relação a Lidia, ao fim dos estudos, mudou-se para Porto Alegre, onde pôde desenvolver pela primeira vez a sua paixão: educar. Professora de educação infantil durante anos, afirma ter muito amor por crianças, por isso, conciliar a religiosidade e a paixão pelos pequenos, foi muito especial em sua vida.

Após ficar na Capital do Rio Grande do Sul, outros quatro municípios foram sua casa: Rio Grande, Chapecó em Santa Catarina, Paim Filho e, por fim, Vacaria. Esta última cidade é a atual morada dela, local onde está há dois anos convivendo com outras irmãs.

No último sábado, um almoço comemorativo foi realizado para Lidia que afirma ter ficado muito feliz com a surpresa que para ela fizeram | foto: arquivo pessoal

A irmã Zélia

Apesar de seu nome de batismo ser Lidia Simioni, todas as pessoas que com ela convivem chamam-na de irmã Zélia. A situação deve-se ao fato de que, antigamente, quando uma mulher tornava-se freira, ela deixava seu nome original e adotava outro para a Congregação. Atualmente isso não é mais realizado, mas, na época de Lidia, sim, por isso, ela até hoje é chamada carinhosamente por seu outro nome.

Senhora com a juventude no coração: como chegar aos 100 anos

A senhora afirma que sente-se como uma idosa que tem o coração cheio de juventude. Esse fator, segundo ela, deve-se a felicidade com que conduziu a sua vida e a paixão pelas atividades que sempre exerceu.

– viver feliz, trabalhar com carinho e muito amor […] isso faz com que hoje eu seja uma idosa, com juventude no coração – aponta a mulher quando questionada sobre qual seria o “segredo” da longevidade.

A doação para a religiosidade a fez ser uma pessoa mais alegre e realizada. O seu propósito de vida, que é auxiliar os outros por meio da fé ou da educação a fez ser uma pessoa feliz e longeva. Com os diferentes problemas que aparecem na vida atual, “Irmã Zélia” é um exemplo importante para se refletir quais são os verdadeiros significados do amor, da alegria e do trabalho e como eles são empregados em nosso dia a dia.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.