Tratamento precoce e números da pandemia: live da AMESNE tratou sobre as estratégias adotadas em combate ao coronavírus

Na noite da quarta-feira, dia 09 de dezembro, uma live foi realizada pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), para falar sobre os indicadores da pandemia e discutir tratamentos e medidas que sejam efetivas para o controle da doença. Estiveram presentes na roda de conversa o Presidente da Amesne e Prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, o médico e Prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli e o médico Rui Steglich.

As autoridades presentes conversaram sobre as estratégias que Veranópolis e Cotiporã utilizaram para mitigar os danos do vírus sobre a população. O objetivo de suas ações, afirmam, foi e ainda é salvar vidas. Em ambos os municípios, uma estratégia clara foi implementada: tratar precocemente o paciente e evitar que o quadro evolua. Essa situação fez com que as localidades tivessem uma taxa de internação em leito clínico superior a média da macrorregião, mas um número menor de óbitos.

Além disso, outra medida implementada é a ampla testagem e começar o tratamento antes do resultado do teste. Segundo as autoridades o objetivo é, da mesma forma, evitar que o quadro se agrave e que ocorra a cura da doença. Em relação a testagem, também, como está ocorrendo uma grande demanda de testes PCR, o qual é o mais indicado, há uma grande demora para que o resultado chegue. Assim, uma solução está sendo o teste de antígeno (rápido), o qual é mais seguro. Com esse resultado, o paciente já é isolado e recebe tratamento. O PCR, posteriormente, é realizado.

Saiba mais: “Não entrem em pânico”: prefeito de Veranópolis fala sobre aumento da procura por atendimentos no hospital e Unidade Sentinela.

Em relação a prevenção, os presentes reiteraram a importância de se manterem os cuidados. Evitar aglomeração, usar máscara, seguir a etiqueta respiratória e as demais medidas de segurança é essencial para barrar o avanço do vírus.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.