Polícia Civil, em conjunto com a Brigada Militar, deflagra Operação Policial no combate a roubos de veículos na capital

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Roubo de Veículos (DRV/Deic), em conjunto com a Brigada Militar, no início da manhã desta quarta-feira (03) deu início à Operação Policial com objetivo de efetuar a prisão de assaltantes de veículos que agem na Capital e Região Metropolitana de Porto Alegre. Três pessoas foram presas.

As investigações tiveram início há mais de quatro meses, período em que os policiais civis da Especializada, em constante contato e troca de informações com os policiais militares, efetuaram a oitiva de diversas vítimas de crimes de roubo de veículos, as quais reconheceram fotograficamente os investigados como sendo autores do delito de que foram vítimas.

De acordo com os delegados Rafael Liedtke e Marco Guns, os criminosos agem, na maioria das vezes, em duplas e se aproveitavam de um momento de distração das vítimas para executar o roubo do veículo, sempre mediante grave ameaça, imposta pelo emprego de arma de fogo.

Conforme o que se pode constatar no decorrer de investigações realizadas pela Especializada, após a prática desses roubos, os veículos subtraídos têm seus sinais identificadores adulterados/clonados (placas, numeração de vidros, chassi e motor) e, em alguns casos, acabam sendo repassados ao Estado vizinho de SC, onde são revendidos como se fossem originais.

O diretor do Deic, delegado Sander Cajal, enaltece mais um trabalho de excelência da DRV, demonstrando o comprometimento da Especializada com a sociedade gaúcha, mesmo em tempo de grave pandemia, que não pode admitir a prática desses delitos patrimoniais graves, com a utilização de armas de fogo. Em especial, o delegado Cajal ressaltou importante integração e troca de informações com a Brigada Militar, culminando com redução de 40% na incidência de roubos de veículos no Estado.

Os presos foram conduzidos até a sede da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Roubo de Veículos do Deic, para os devidos procedimentos legais de praxe, em especial a submissão a reconhecimento pessoal por parte das vítimas.

Por fim, importante enfatizar que, com advento do Pacote Anticrime, o crime de Roubo de Veículo com emprego de arma de fogo passou a ser tratado como hediondo, propiciando maior punição e responsabilização penal dos criminosos (artigo 157, parágrafo 2°, inciso II; e parágrafo 2° – A, inciso I, do Código Penal – pena máxima de até 16 anos de reclusão).

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.