Mapa de rotas de fuga de Veranópolis: o que ele é e qual a sua importância?

No dia 26 de novembro, o Tenente Baigorra, acompanhado do Soldado Willian do Corpo de Bombeiros de Veranópolis realizou a entrega do Mapa de Risco do município. Essa ação é um dos passos do Projeto Veranópolis: Cidade Resiliente, a qual tem por finalidade a elaboração do mapa com as rotas de fuga que devem ser seguidas em casos de possíveis sinistros ou catástrofes no município.

Mas afinal, o que é esse mapa e qual é o papel dele diante do município? A reportagem da Studio conversou com o soldado Willian, um dos responsáveis pela produção do mapa, para entender um pouco mais sobre ele.

Segundo o bombeiro, o mapa de rotas de fuga, que foi produzido pela guarnição, aponta os locais de saída para possíveis catástrofes. As rotas são via rodovias, fluviais e pelo ar com auxílios de heliporto (em campos de futebol).

A importância desse mapa está exatamente em uma possibilidade de desastre, pois, caso ele aconteça, já há uma rota de fuga pronta, e também, prédios que podem ser usados como abrigo e depósitos documentados. No mapa há, também, os hidrantes da cidade, para melhor localização.

Os principais casos que podem ser citados como catástrofes na cidade são os deslizamentos e as enchentes.

Sair da versão mobile