Eclipse solar acontece hoje e será parcialmente visível no RS

Um eclipse total do Sol que ocorre na segunda-feira (14) em uma estreita faixa terrestre que corta o sul do Chile e o sul da Argentina será parcialmente visível nas regiões sul e sudeste do Brasil.

“O eclipse solar total ocorre quando a Lua fica exatamente posicionada em um ponto do espaço entre o Sol e a Terra, projetando, assim, uma sombra sobre o nosso planeta”, explica o professor Rodolfo Langhi, do Observatório de Astronomia da Unesp Bauru.

Segundo o astrônomo, os horários do eclipse varia ligeiramente de um local para outro. Em Bauru e Campinas, no interior de São Paulo, por exemplo, o fenômeno terá início às 12h40 e às 12h45, respectivamente, e término às 15h09.

O ápice do eclipse será às 14h. Nesse horário, quem estiver na região sul do país poderá observar 67% do Sol encoberto pela Lua. No sudeste, essa porcentagem será de 27%.

“O céu não chegará a ficar escuro, mas possivelmente o tempo ficará nublado e ocorrerá uma queda na temperatura nessas regiões”, afirma.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.