Dia Mundial de Combate à AIDS: todos os anos, novos casos da doença são diagnosticados em Veranópolis

A AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções. A patologia não tem cura, mas uma adesão estrita aos regimes antirretrovirais (ARVs) pode retardar significativamente o progresso da doença, bem como prevenir infecções secundárias e complicações. Assim, a forma mais efetiva de se tratar essa doença é prevenindo-a.

De qualquer forma, ela é uma doença grave e que acomete veranenses e pessoas de todo o mundo todos os anos. A transmissão da enfermidade se faz através de relação sexual (heterossexual ou homossexual), ao se compartilhar seringas, em acidentes com agulhas e objetos cortantes infectados, na transfusão de sangue contaminado, na transmissão vertical da mãe infectada para o feto durante a gestação ou o trabalho de parto e durante a amamentação.

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Veranópolis, todos os anos novos casos são registrados no município. No momento, há 66 paciente sob acompanhamento no hospital de referência para a cidade no tratamento desses casos, em Bento Gonçalves. Em 2019, 10 novos casos foram registrados no ano, já em 2020, até o momento, três foram contabilizados.

A campanha contra a AIDS neste ano de 2020 faz a seguinte analogia “Contra a Covid use máscara. Contra a Aids e outras ISTs, use camisinha”. Por isso, a recomendação dos órgãos de saúde são de que seja usada sempre camisinha nas relações sexuais e caso a camisinha romper ou se ela não foi utilizada, deve-se procurar um posto de saúde para a realização do tratamento pós-exposição ao vírus HIV em até 72 horas. Além disso, é importante que, no mínimo uma vez por ano, sejam feitos os testes de HIV e sífilis, disponíveis nos postos.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.