Protásio Digital chegará a 237 quilômetros de fibra óptica e 100% de cobertura de fibra óptica

O projeto Protásio Digital iniciou com o objetivo de levar o que há de mais moderno e confiável em sinal de internet e transmissão de dados à população. Chegando a quarta e última etapa, o município de Protásio Alves terá 100% de cobertura por fibra óptica.  

As comunidades a serem contempladas pelo projeto são:  Primavera, Povoado Fonseca, Chimarrãozinho e Santa Líbera. Além da fibra óptica, também houve a colocação de 200 postes.  Quando da conclusão, serão será 237 quilômetros de fibra óptica instalada em Protásio Alves.

Hoje, Protásio Alves possui duas interligações por fibra óptica com Nova Prata: pela Linha Quinze de Novembro e por São Miguel. Nesta etapa do projeto, haverá uma nova através de Campo Alto e  Fazenda da Pratinha.

– Hoje, o acesso à internet através de conexão de qualidade é fundamental para trabalhar, estudar e se relacionar. Para os que produzem no interior, a internet é uma ferramenta que abrange a pesquisa e a divulgação até chegar à emissão da nota fiscal. Durante a pandemia do coronavírus tornou-se ainda mais importante para todos – comenta o prefeito José Spanhol.

O projeto

O Protásio Digital foi pioneiro e premiado. Em 2018 recebeu da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) o prêmio de primeiro lugar em Boas Práticas na Agricultura.

Para chegar a cobertura total da área do município, foram várias etapas: diagnóstico da necessidade de internet; levantamento das possibilidades existentes; audiência pública com a população; desenvolvimento de projeto; consulta acerca da legalidade pertinente; criação de lei específica para possibilitar autorização legislativa para execução do projeto; licitação para cessão de uso dos cabos; licitação para aquisição dos cabos de fibra óptica e fiscalização das obras da empresa executora.

– O Protásio Digital não levou apenas a fibra óptica ao interior do município, também levou condições para que quem vive lá permaneça e tenha mais qualidade de vida –  finaliza o prefeito Spanhol.

Fotos: Sonia Reginato/C+C

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.