Por conta da previsão de estiagem, Corsan de Veranópolis organiza estratégias para evitar racionamento

Uma grande possibilidade de estiagem está presente no futuro dos gaúchos. Após passar por um período de seca severa no início de 2020, um novo período de chuvas abaixo do normal está se aproximando do Rio Grande do sul, segundo a previsão dos especialistas. Tal situação, causa preocupação no campo, por conta das safras que são consideravelmente prejudicadas e no abastecimento para o consumo das pessoas.

Desta forma, a reportagem da Studio entrou em contato com a Corsan de Veranópolis, a qual abastece, também, os municípios de Cotiporã, Fagundes Varela e Vila Flores, para entender que medidas estão sendo tomadas para evitar racionamento de água nos próximos meses.

O que deve causar a estiagem no final de 2020 e início de 2021

O La Niña será o responsável pela provável seca. O fenômeno, segundo o Boletim do Conselho Permanente de Meteorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs), pode provocar anomalias de chuvas e temperaturas do ar, principalmente no mês de novembro. Tal situação demonstra a grande chance de estiagem.

Para o mês onze, o modelo aponta uma redução ainda maior de chuva (anomalia entre forte e muito forte), com predomínio de noites mais frias e dias mais quentes, padrão característico de períodos muito secos. Em dezembro, são esperados padrões de chuva mais próximos da média, mas com temperaturas acima do normal, o que mantém a evapotranspiração elevada.

Como a Corsan e o poder público municipal estão se preparando para esse período

Com este alerta, a Corsan, junto a Prefeitura de Veranópolis, começou a pensar em estratégias e ações para evitar um futuro racionamento. No último dia 04 de novembro, uma reunião foi realizada entre ambas as entidades, com o objetivo de organizar um plano de contingência. Entre as ações pensadas estão:

  • realização de melhorias na barragem de captação de água bruta, que serão executadas em parceria Prefeitura e Corsan;
  • serão iniciadas tratativas para viabilizar a perfuração de um poço junto a captação de água bruta;
  • estudos serão feitos para a reativação da adutora de água bruta junto do Balneário retiro (melhora na eficiência da captação);
  • é pensada na possibilidade de ligar os dois poços junto a Barragem do Retiro em Nova Prata se houver necessidade;
  • é pensada na possibilidade de utilização da adutora que enviará água Rio da Prata para a Barragem do Arroio Retiro em Nova Prata e consequentemente para Veranópolis;

O Gerente da Corsan de Veranópolis, Dilnei Gomes Duarte, afirma que, “muito ainda há de ser feito, mas vamos antecipando o que é possível para nos prepararmos para o período que se aproxima”.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.