Geral

Metsul Meteorologia prevê alívio para estiagem no RS para os próximos dias

Segundo a Metsul Meteorologia, o Rio Grande do Sul está prestes a ter um importante alívio na nova estiagem que assola o Estado e já deixa mais de 50 municípios em situação de emergência. O final deste mês de novembro e o começo de dezembro devem ser marcados por um período favorável à ocorrência de chuva no território gaúcho com precipitações freqüentes, de acordo com a análise da MetSul Meteorologia.

Neste momento, uma massa de ar quente e seco cobre o Rio Grande do Sul com dias de sol e calor, condição que vai marcar toda esta primeira metade da semana. Entre a quarta e quinta-feira, entretanto, espera-se uma significativa mudança do padrão atmosférico e o começo do período mencionado de instabilidade mais freqüente.

Conforme a meteorologista Estael Sias da MetSul, uma frente fria começa a ingressar no Rio Grande do Sul com chuva pelo Oeste e o Sul do Estado ainda na quarta-feira, sendo precedida por intenso calor, o que pode trazer temporais na chegada da frente e em áreas de instabilidade pré-frontais geradas pelo excessivo calor previsto.

Na quinta-feira, a frente avança pelo território gaúcho e traz chuva mais generalizada e que deve ter acumulados altos em algumas regiões. Ocorre que o tempo não vai firmar e ainda na sexta pode chover em algumas regiões, antecipando-se mais chuva no próximo fim de semana e no começo da semana que vem, inclusive com acumulados mais altos.

O mapa acima é do modelo Icon do serviço meteorológico alemã, como se observa, a tendência é que grande parte do Centro para o Norte gaúcho registre 50 mm ou mais nos próximos sete dias e que algumas localidades tenham até volumes de 100 mm a 150 mm.

Diante deste cenário, e com a atmosfera mais aquecida desta época do ano, é provável que se registrem episódios de chuva localmente forte a torrencial com elevados volumes em curto período e capazes de provocar alagamentos e transtornos. São possíveis ainda temporais isolados com possibilidade de vendavais e queda de granizo em alguns pontos.

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios